ESPECIAL COVID-19

Colheitas de Patologia Clínica regressam ao Hospital de Abrantes

2021-04-30
Centro de colheitas do Estádio Municipal
Centro de colheitas do Estádio Municipal

A unidade de colheita para análises do Serviço de Patologia Clínica, do Centro Hospitalar do Médio Tejo, tem estado instalada e a funcionar no Estádio Municipal de Abrantes vai regressar ao edifício da Unidade Hospitalar desta cidade.

De acordo com informação do CHMT a partir da próxima segunda-feira, 3 de maio, os utentes que precisem de fazer colheita para análises, passam a dirigir-se ao Serviço de Patologia Clínica instalado na Unidade Hospitalar de Abrantes.

Recorde-se que a colheita de sangue esteve instalada em espaço cedido pela autarquia de Abrantes, no âmbito da colaboração que este Município prestou ao Centro Hospitalar do Médio Tejo, durante o período mais crítico do combate à pandemia, altura em que a Unidade Hospitalar de Abrantes esteve condicionada pelo plano de contingência da Covid-19.

Na altura o CHMT quis dividir os corredores para doentes Covid e não-Covid por forma a dar mais segurança aos cidadãos que necessitassem de fazer análises. Fazendo a colheita no Estádio Municipal diminuíam os riscos de eventual perigosidade de contacto com pessoas infetadas, tanto mais que a unidade hospitalar de Abrantes foi a unidade Covid do Médio Tejo.

No momento em que a evolução favorável da pandemia permite que os diferentes Serviços retomem progressivamente a sua atividade assistencial, em condições tendencialmente de normalidade, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo agradece, em comunicado, a “disponibilidade demonstrada pelo Senhor presidente do Município de Abrantes, no apoio logístico que sempre deu ao CHMT, em particular e no caso do Serviço de Patologia Clínica, na instalação quer do posto de Drive-thru para testes à Covid-19, quer na instalação da unidade de colheita para análise”.

2021-04-30