Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Mação: Concelho será epicentro europeu da Arte Pré_Histórica

13/11/2025 às 12:34
Instituto Terra e Memória

Em dezembro de 2025, o concelho de Mação será anfitrião de dois eventos internacionais relativos à Arte Rupestre Pré-Histórica: o 2.º Workshop do Projeto Europeu TupART e a Assembleia Geral do CARP.

Nos próximos dias 11 e 12 de dezembro, terão lugar dois eventos dedicados a este património, que coincidem com a celebração do 25.º aniversário da descoberta da arte paleolítica do Ocreza. Estima-se a presença de cinquenta especialistas e gestores de arte rupestre oriundos de diversos países europeus.

No primeiro dia, o concelho de Mação será anfitrião do segundo workshop do projeto europeu TupART, iniciativa da qual são parceiros a Câmara Municipal de Mação, beneficiária, e o Instituto Terra e Memória, não beneficiário. Este projeto visa enfrentar o desafio de impulsionar a revitalização cultural e económica dos territórios rurais europeus mediante a conservação e gestão da arte rupestre paleolítica, a expressão artística mais antiga da Humanidade.

Tal desafio compreende, igualmente, a divulgação deste património junto do grande público e a transição para um modelo de turismo sustentável em regiões particularmente afetadas pelo despovoamento e por crises socioeconómicas, como são os casos dos vales do Dordonha (França), da Cornija Cantábrica e da região transfronteiriça do Douro e Tejo (Espanha e Portugal).

O fulcro do projeto TupART consiste em dinamizar o turismo rural, promovendo uma reconfiguração orientada para um modelo que valorize os recursos endógenos destas áreas, através da implementação de soluções inovadoras que visem a melhoria da qualidade de vida das populações locais e o reforço do desenvolvimento económico.

Adicionalmente, será apresentada uma nova perspetiva sobre a gestão deste património artístico, orientada para a sustentabilidade e a inclusão social.

No que concerne ao segundo dia de trabalhos, Mação será a sede da Assembleia Geral da Associação Internacional Caminhos da Arte Rupestre Pré-histórica, organização da qual o Município de Mação é membro fundador.

Esta entidade é responsável pela gestão do Itinerário Cultural do Conselho da Europa, a mais vasta rede europeia de destinos culturais e turísticos dedicados à divulgação da Arte Rupestre europeia junto do grande público.

A rede congrega atualmente a participação de dez países e integra mais de 165 destinos, tendo conseguido estabelecer uma aliança sólida entre as instituições responsáveis pela gestão técnica e administrativa dos sítios rupestres. Tal articulação foi especialmente consolidada desde a sua consagração como Itinerário Cultural Europeu, em 2010.

Assim, estes dias de trabalho revestem-se de particular relevância para Mação, não apenas pelo prestígio de acolher especialistas e representantes de toda a Europa em torno de um património único, mas também pela oportunidade de reafirmar o concelho como referência internacional na valorização e salvaguarda da arte rupestre.

A realização destes eventos constitui um novo momento estratégico para reforçar o papel ativo de Mação na dinamização cultural e no desenvolvimento sustentável do território.

Neste contexto, “é desejável que a comunidade local se mantenha informada e próxima destas iniciativas, reconhecendo nelas uma expressão do valor do seu património, bem como uma oportunidade para aprofundar o conhecimento, reforçar a identidade cultural do território e contribuir, de forma consciente e construtiva, para um futuro mais participativo e enriquecido do ponto de vista cultural”.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - novembro 2025
Jornal de Abrantes - novembro 2025
PUB