ESPECIAL COVID-19

Covid-19: Bispo de Santarém em confinamento, vigário geral e sacerdote internados

2021-01-30
Créditos: Agência Eclésia
Créditos: Agência Eclésia

O bispo da Diocese de Santarém, José Traquina, está em confinamento por ter tido resultado positivo no teste ao novo coronavírus, estando ainda infetados o chanceler, uma funcionária, o vigário geral e um sacerdote, estes dois internados.

Num comunicado publicado ontem na sua página na Internet, a Diocese de Santarém afirma que o vigário geral, Aníbal Vieira, e o padre António Diogo se encontram internados no Hospital Distrital de Santarém, permanecendo o bispo José Traquina e os restantes elementos diagnosticados com a covid-19 na Casa Episcopal, “com os sintomas normais nestas situações”.

“Estão a ser cumpridos os procedimentos indicados pela DGS [Direção-Geral da Saúde] e com o devido acompanhamento médico”, lê-se no comunicado.

No passado domingo, a Diocese anunciou a morte do vigário geral emérito Fernando Campos da Silva, de 91 anos, devido à covid-19.

O padre, ordenado em 1952, morreu no seu quarto na casa sacerdotal, “acompanhado de um sacerdote enfermeiro”.

Natural de Lisboa, Fernando Campos iniciou o exercício do sacerdócio como prefeito e professor no Seminário de Santarém em setembro de 1952, do qual foi vice-reitor, integrando a Diocese de Santarém quando esta foi criada em 1975, tendo sido seu vigário geral.

O bispo e os padres residentes no edifício do antigo seminário de Santarém fizeram o teste ao vírus SARS-CoV-2 depois de terem sido conhecidos, no passado dia 21, os casos dos padres “mais idosos” ali residentes, Fernando Campos e António Diogo.

O último boletim sobre a evolução da covid-19 no concelho de Santarém aponta para a existência de 800 casos ativos, tendo sido registados 95 óbitos desde o início da pandemia, em março de 2020.

Em Portugal, morreram 11.886 pessoas dos 698.583 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Lusa

2021-01-30