ESPECIAL COVID-19

COVID-19: Médio Tejo com mais 17 casos positivos (C/ÁUDIO)

2020-10-21

O Médio Tejo tem mais 17 pessoas infetadas com o coronavírus de acordo o relatório Epidemiológico divulgado esta tarde pela saúde pública desta região. O total acumulado de pessoas infetadas subiu para 898 situações, desde que começou a pandemia, em março, e tem um total de pessoas recuperadas de 637.

De acordo com o relatório desta quarta-feira os 17 novos casos positivos foram registados em Alcanena (1), Constância (2), Entroncamento (1), Ferreira do Zêzere (1), Mação (1), Sardoal (1), Tomar (2) e Torres Novas (8).

Ainda de acordo com o mesmo relatório neste dia o Médio Tejo tem 245 pessoas em vigilância ativa, ou seja, pessoas que contactaram diretamente com infetados e que devem cumprir o isolamento até indicação contrária por parte da autoridade de saúde. As vigilâncias ativas estão localizadas em Abrantes (40), Alcanena (14), Constância (7), Entroncamento (44), Ferreira do Zêzere (4), Mação (3), Ourém (60), Sardoal (5), Tomar (24), Torres Novas (40) e Vila Nova da Barquinha (4).

Depois de muita discussão em torno da obrigatoriedade do uso de máscara na rua Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, defende o uso dos equipamentos de proteção, mas com parcimónia. Ou seja, quando estamos em proximidade com outras pessoas. Explica que o que deve mudar são os comportamentos das pessoas, essa sim é a questão mais importante que todos deveriam ter em linha de conta.

Maria dos Anjos Esperança

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.

2020-10-21