ESPECIAL COVID-19

COVID-19: Médio Tejo com mais 5 casos positivos (C/ÁUDIO)

2020-08-08

O Médio Tejo tem hoje mais cinco casos positivos de infetados com o coronavírus. Os casos positivos deste sábado foram registados em Tomar, três situações, em Abrantes uma e outra em Mação. O Médio Tejo chega hoje ao total acumulado de 464 casos de infeções registados na área dos 11 concelhos que abrange.

Ainda nos dados do relatório epidemiológico deste sábado há um aumento de mais duas pessoas em vigilância ativa, num total de 1649, mas as altas da vigilância foram 21 e faz com que 1500 pessoas já tenham estado em isolamento e tenham regressado às suas atividades normais sem infeção do SARS-COV-2.

Ao dia de hoje as vigilâncias em ativo são 145 nos concelhos de Abrantes (8), Constância (1), Entroncamento (10), Ferreira do Zêzere (2), Mação (34), Ourém (6), Tomar (62), Torres Novas (20) e Vila Nova da Barquinha (2).

Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo, explicou que os caso de Tomar (3) são dentro de um caso positivo já existente. A médica vincou a dificuldade de haver o isolamento e este caso revela isso. A mulher era positiva e acabou por infetar, dentro de casa, o marido e as duas filhas.

O caso do Mação ainda está a ser seguido para perceber a ligação, mas tudo indica que tenha a ver ainda com ligações ao surto de Belver.

A situação de Abrantes é um caso de um rapaz que foi a Lisboa e acabou por ser infetado, estando as autoridades de saúde pública a fazer as respetivas ligações no sentido de perceber os seus contactos.

Boa notícia é que todos os testes feitos ontem em Constância “numa instituição que ajuda as pessoas”, na sequência de um caso positivo ali registado, tiveram resultados negativos.

Maria dos Anjos Esperança, ACES Médio Tejo 

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.

 

2020-08-08