ESPECIAL COVID-19

COVID-19: Médio Tejo com mais quatro casos positivos em Ourém (C/ÁUDIO)

2020-06-29

Há mais quatro casos positivos de infeção com o coronavírus na área do Médio Tejo que sobe os números totais para 286 situações desde que começou a pandemia.

No relatório epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Médio Tejo desta segunda-feira há ainda a registar o crescimento das vigilâncias com mais 25 situações em relações ao dia de ontem. Em contraponto há 15 altas do isolamento profilático, o que nas contas totais diz que há 127 pessoas que contactaram com pessoas que estão infetadas com o SARS-COV-2 e que vão agora ter de ficar em isolamento.

De notar que Abrantes tem quatro pessoas em vigilância ativa, o Entroncamento 22 pessoas em isolamento, enquanto que Ferreira do Zêzere tem duas e Mação três pessoas na mesma situação. A situação mais complexa continua a ter um número elevado de vigilâncias, são 75, enquanto que Torres Novas tem 13 e Tomar oito.

Ao nível das pessoas infetadas e que recuperaram continuam a ser 153 e há a registar 14 óbitos na região.

Consulte aqui os casos positivos e as vigilâncias ativas:

Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo revelou que os novos casos em Ourém têm a ver com o surto do Santuário de Fátima, dois, e os outros dois com ligações a pessoas do surto de Odivelas.

Maria dos Anjos Esperança explicou a forma como avançaram os testes aos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes, depois de um colaborador ter acusado positivo num teste feito no fim de semana. A médica de saúde pública destacou o empenho da instituição e da Câmara Municipal de Abrantes e confirmou que espera todos os testes esta terça e quarta-feira, porque forma mais de uma centena.

Maria dos Anjos Esperança, ACES Médio Tejo

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.
Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.

Nos dois concelhos do Médio Tejo, mas que na saúde integram o ACES Pinhal Interior Sul, há a registar seis casos (todos recuperados) na Sertã e um caso (recuperado) em Vila de Rei.

Consulte aqui os infetados e os recuperados por concelho:

 

 

Notícia relacionada: COVID-19: Misericórdia de Abrantes testa todos os utentes

 

2020-06-29