ESPECIAL COVID-19

Covid-19: Médio Tejo soma mais 6 casos positivos e com surto na escola Maria Lucília Moita (C/ÁUDIO)

2021-04-16

O Médio Tejo tem um registo de mais 6 pessoas infetadas com o coronavírus de acordo com o relatório desta sexta-feira, dia 16 de abril. Estes novos 6 casos positivos fazem crescer o total acumulado de infetados na área da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo (USPMT) para 12 806 casos. Estes novos infetados estão localizados, de acordo os testes laboratoriais, em Abrantes (3), Alcanena (1), Mação (1) e Tomar (1).

O número de recuperados continua a ser de 12 325 tal como o número de óbitos. Desta forma o número de casos ativos na região subiu para 106 localizados em Abrantes (32), Alcanena (4), Entroncamento (10), Mação (5), Ourém (15), Tomar (23), Torres Novas (13) e Vila Nova da Barquinha (4).

No que diz respeito a vigilâncias ativas o número de pessoas em isolamento por contacto direto com infetados é nesta sexta-feira de 105, o mesmo número de ontem. Estas pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde pública em Abrantes (35), Alcanena (16), Constância (2), Entroncamento (3), Ferreira do Zêzere (1), Ourém (7), Tomar (26) e Torres Novas (15). Os concelhos de Mação, Sardoal e Vila Nova da Barquinha não têm qualquer pessoa em confinamento. De referir que, desde que começou a pandemia, a Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo já decretou o isolamento a 7 034 pessoas tendo levantado o confinamento a 6 935 e manteve contactos epidemiológicos com 7 563 pessoas.

A escola básica Maria Lucília Moita, em Abrantes, foi ontem encerrada passando a ensino à distância

Na quarta-feira tinham sido detetados três casos de infeções em crianças pelo que uma das duas bolhas em que a escola está dividida tinha entrado em isolamento. Nesta decisão de quarta-feira foram colocados em isolamento três turmas do pré-escolar e outras três do 1.º ciclo.

Só que, de acordo com Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, na quarta-feira à noite a mãe de um aluno da segunda bolha da escola, que continuaria em aulas presenciais, testou positivo pelo que a autoridade de saúde decretou a realização de testes à restante comunidade escolar. Os testes à segunda bolha da escola Maria Lucília Moita foram feitos esta quinta-feira e foram detetados mais dois alunos infetados com o coronavírus.

Maria dos Anjos Esperança explicou à Antena Livre que com dois alunos da segunda bolha também infetados solicitou à Direção-Geral da Saúde a autorização para o encerramento total da escola, colocando todos os alunos em isolamento profilático.

Maria dos Anjos Esperança confirmou que na quarta-feira houve a decisão de colocar 105 alunos (três turmas do pré-escolar, três do 1.º ciclo e uma do 5.º ano da Solano de Abreu) em isolamento e ontem, quinta-feira dia 15, houve idêntica decisão para a restante cerca de meia centena de alunos do 1.º ciclo desta escola.

Maria dos Anjos Esperança revelou que por volta do dia 23 as crianças voltam a fazer testes para aferir a possibilidade de reabertura das aulas presenciais a 26 de abril. A coordenadora da USPMT revelou que foram feitos testes rápidos a todos os alunos e que os casos positivos detetados foram feitos testes PCR com análise laboratorial para validar o resultado dos testes rápidos.

Maria dos Anjos Esperança, USPMT

Os casos positivos de covid-19 em três alunos da Escola Básica Maria Lucília Moita levaram o Agrupamento de Escolas n.º 1 de Abrantes a decidir na quarta-feira, em conjunto com o ACES Médio Tejo, colocar 107 alunos de sete turmas em isolamento profilático, a que se juntaram 22 professores e educadores e seis auxiliares de ação educativa, num total de 135 pessoas em confinamento, incluindo alguns alunos da Escola Secundária Solano de Abreu, também em Abrantes, tendo a medida preventiva sido hoje alargada a todo a escola Lucília Moita.

Segundo o diretor do Agrupamento N.1 de Abrantes, ao qual pertence a Escola Maria Lucília Moita, a partir desta sexta-feira, 16 de abril, a escola fica em regime de aulas à distância.

2021-04-16