ESPECIAL COVID-19

Gavião: Surto na Santa Casa da Misericórdia com 10 funcionários infetados (C/ ÁUDIO)

2020-11-20

Há dez funcionários na Santa Casa da Misericórdia do Gavião infetados com a Covid-19. Contudo, até ao momento não há registo de nenhum utente infetado. A informação foi avançada por José Pio, presidente da Câmara Municipal do Gavião que garante que estão a ser feitos teste rápidos à entrada dos turnos, para que se possam controlar eventuais contágios.

José Pio, diz que “a estrutura é grande, são 150 funcionários e por enquanto ainda tem conseguido resolver todas a situações com recursos próprios” mas que acredita que “rapidamente vão ter de pedir ajuda porque este é um vírus que se espalha de uma forma incontrolável.”

Sendo o Gavião uma vila pequena, onde existe proximidade entre a população, a Câmara Municipal do Gavião diz ainda estar a tentar perceber se o surto já está controlado, mas que se encontram preparados para o pior. “Há cerca de cinco dias que todos os dias temos mais um ou dois casos. Estamos a trabalhar muito intensamente. A Câmara já forneceu centenas de testes rápidos à Santa Casa da Misericórdia, estão a aplicá-los com a enfermeira de serviço. Vamos ver se assim conseguimos que não passe para a comunidade”.

O presidente da Câmara Municipal acrescenta que o Gavião neste momento, não tem o número de pessoas necessário para entrar na lista de concelhos em confinamento parcial, mas que se tiver de acontecer, a Câmara estará disponível para ajudar. “Não quero deixar de passar uma mensagem de tranquilidade aos munícipes do concelho porque eu confio inteiramente na Instituição da Santa Casa e nos seus profissionais, como confio no sistema de saúde, e sei bem o esforço que a Câmara Municipal está a fazer no sentido que tudo corra pelo melhor “conclui, José Pio.

Inês Garcia

2020-11-20