Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Já arrancou o Campeonato do Mundo de Agility com 32 países em competição (c/áudio, vídeo e fotos)

10/07/2025 às 21:10

O Agility pode ser uma modalidade desportiva desconhecida de grande parte dos portugueses. Mas, mesmo os que desconhecem, já ouviram falar daqueles dias, principalmente nas Festas de Abrantes, em que há provas que envolvem cães a ultrapassar obstáculos, saltarem obstáculos, a fazer slalom entre barras ou a subir e descer rampas. E têm de fazer as pistas com o mínimo tempo possível e com o menor número de penalizações. Ah, e os donos ou treinadores não podem tocar nos animais, todas as indicações terão de ser dadas por gestos ou voz.

 

Pedro Marques Rodrigues, vice-presidente do Clube Português de Canicultura

Agora que está mais familiarizado com a explicação simples desta modalidade que apaixona milhares de pessoas por esse mundo fora pode experimentar a ver as provas desta-sexta-feira a domingo no Estádio Municipal de Abrantes.

Tome nota dos horários, sexta e sábado, as provas têm períodos das 07:30 às 12:30 e ao final da tarde das 18:00 às 21:00. No domingo há competição no período da manhã e a cerimónia de encerramento do JOAWC - Campeonato do Mundo de Agility Júnior e Senior.

Mas se quiser ver mais, anote na sua agenda que ainda há mais duas provas internacionais em Abrantes: De 17 a 20 julho tem lugar o EO - European Open Agility Championship e de 24 a 27 julho é a vez do BCC - Campeonato do Mundo monorraça do Border Collie.

Abrantes está a receber o Campeonato do Mundo de Agility

Veja AQUI o desfile da Abertura oficial do Campeonato do Mundo de Agility

O que está a acontecer por estes dias em Abrantes é um campeonato do mundo. Podia ser de qualquer modalidade, até do berlinde. Mas é mesmo de Agility. E para este primeiro fim de semana estão inscritos 32 países, de um total de 41 que este mês vão passar pela cidade desportiva.

Esta quinta-feira, cerca das 18 horas, o estádio estava cheio nas bancadas e com desfile de centenas de pessoas das várias delegações. E sim, o evento começou com o desfile de todos os países. Uns com um participante, como seja a Costa Rica, ou dois como a Tailândia. Mas depois outros como França, Alemanha, Itália ou Estados Unidos da América com delegações constituídas por dezenas de participantes. E cães, naturalmente, há de todas as raças e de todos os tipos. Hoje apenas desfilaram para se mostrarem com os donos. Amanhã vão entrar nas competições, havendo já prémios em disputa.

E sim, é um campeonato do mundo que move milhares de pessoas.

Números da organização, estão inscritos dois mil cães oriundos de 41 países. E a perspetiva é que “atrás destes dois mil cães” venham entre cinco a seis mil pessoas. Algumas ficam as três semanas por cá porque participam nas três provas internacionais.

Pedro Marques Rodrigues, vice-presidente do Clube Português de Canicultura que coorganiza estas competições com o Clube Cinófilo do Alentejo, diz que esta é também uma experiência nova. Organizar as três maiores competições internacionais todas de seguida.

 

Pedro Marques Rodrigues, vice-presidente do Clube Português de Canicultura

E aponta o dirigente que o Agility é um mundo, mas obrigou a uma logística que está a ser preparada há muitos meses. Porque encadear os eventos não é fácil.

Até mesmo o aeroporto de Lisboa, segundo informação do vereador Luís Dias, da Câmara de Abrantes, teve alguns constrangimentos com a entrada de muitos animais para esta competição.

Mesmo assim Pedro Marques Rodrigues destaca o papel de quem, no terreno, está a liderar estas provas.

E depois vinca que falamos de alta competição. Não no aspeto de outras modalidades de massas que movem muito dinheiro, mas desportivamente isto é alta competição.

  

Pedro Marques Rodrigues, vice-presidente do Clube Português de Canicultura

Luís Dias, responsável pela área do desporto, mas também do turismo, do Município de Abrantes destacou o facto de haver nestes dias um envolvimento da autarquia ao nível de todos os serviços pela logística que foi necessário montar para dar suporte à competição.

Desde logo encontras 150 voluntários, cerca de uma centena de Abrantes, que estão desde o início da semana envolvidos nas várias tarefas de apoio às provas e aos participantes. Mas depois todos os serviços necessários a garantir um parqueamento de, seguramente, mais de duas centenas de autocaravanas.

Acrescentam-se ainda serviços de segurança, apoio médico e de proteção civil através do RAME, PSP, Bombeiros de Abrantes e Cruz Vermelha.

Isto sem falar dos retornos para a economia. As unidades de alojamento estão todas cheias. Estes visitantes circulam pela cidade e pelo comércio. E alguns, diz o vereador, ficam cá os três fins de semana.

Luís Dias, vereador CM Abrantes

Por estes dias há movimento para as bandas do Estádio Municipal de Abrantes. É que está ali a acontecer um conjunto de provas de Agility. Afinal de contas, não é futebol, ou hóquei em patins, ou ciclismo. Mas é um campeonato do mundo. São 32 países em competição. São centenas de atletas, os cães. São milhares de acompanhantes, os humanos.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2025
Jornal de Abrantes - julho 2025
PUB