José António Almeida já havia anunciado a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Mação. Este sábado, dia 28 de junho, a candidatura do PSD de Mação às próximas eleições autárquicas apresentou os restantes candidatos aos órgãos autárquicos.
Sob temperaturas elevadas, o Jardim Municipal, mais conhecido como Jardim dos Peixinhos, acolheu a cerimónia de apresentação dos candidatos sociais-democratas, onde marcou presença o ministro da Educação, Fernando Alexandre.
Foram primeiro apresentados os cabeças de lista às seis Juntas de Freguesia do concelho, bem como o candidato à Assembleia Municipal, onde a aposta recai no atual presidente, José Saldanha Rocha, que, a ser eleito, avança para um quarto mandato à frente do órgão deliberativo.
O presidente da Comissão de Honra é Vasco Estrela, 54 anos, advogado. Foi chefe de Gabinete, vereador, vice-presidente e presidente da Câmara Municipal de Mação. Atualmente é vice-presidente da CCDR Centro.
O mandatário das listas é Raul Simões, Jorge Dinis é o mandatário financeiro e o diretor de campanha é Francisco Correia.
Nos discursos da tarde, começou Diogo Wahnon, cabeça de lista à União de Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira. Deixou um cumprimento “a todos os que, tal como eu, se propuseram a liderar e a integrar uma lista pelo PPD-PSD nas suas freguesias, bem como a todos os que integram as suas listas e decidiram abraçar este projeto”.
Diogo Wahnon anunciou depois “a grande honra” que é poder contar com o nome de Vasco Estrela na sua lista à União de Freguesias, considerando que se trata de “vontade e manifestação de interesse, como forma de apoio” por parte do ex-autarca. Disse querer contar com “a sua experiência e sabedoria”, acrescentando ser “uma mais valia”.
Quanto à lista que encabeça, disse ter sido “constituída com a preocupação de representar o máximo possível do território da União de Freguesias”.
José Saldanha Rocha, 65 anos, gestor, é o presidente da Assembleia Municipal, foi vereador, vice-presidente e presidente da Câmara Municipal de Mação. Novamente candidato à Assembleia, começou por deixar uma palavra aos candidatos às Juntas de Freguesia. “Da experiência que acumulei ao longo dos anos, (…) sempre os entendi como soldados da primeira linha de combate. Não uns meros soldados do desconhecido, eles são realmente insubstituíveis no seu trabalho no terreno”, disse, agradecendo aos candidatos pelo compromisso pois “não é um compromisso fácil”.
Quanto ao apoio a José António Almeida, a quem conhece “há cerca de três décadas”, deve-se ao reconhecimento “da capacidade de trabalho, da sua honestidade – fundamental no meio disto tudo –, do seu empenho na ajuda ao cidadão, (…) e do seu reconhecido trabalho de excelência no Agrupamento de Escolas de Mação”.
Saldanha Rocha disse ainda acreditar “na liderança do José António Almeida” e que “para a continuidade e para a modernidade do futuro do concelho de Mação, esta candidatura apresenta a melhor acreditação”. Não querendo “menosprezar as outras candidaturas”, disse ainda que “esta equipa é a que melhores resultados conseguirá para o concelho e as melhores concretizações para os objetivos do nosso dia a dia”.
O presidente da Comissão de Honra, Vasco Estrela, dirigiu-se primeiro a Fernando Alexandre para falar da sua ação governativa e da “pacificação da educação em Portugal, da normalização de um setor fundamental para o futuro do nosso país”. E fê-lo, segundo Vasco Estrela, “sem necessidade de show off, sem andar de braços no ar, sem andar de televisão em televisão, sem grandes parangonas… para transmitir aquilo que queria”.
Também agradeceu a Margarida Lopes pela “capacidade de trabalho e compromisso que tem demonstrado com a população de Mação” à frente da Câmara, cargo que assumiu em janeiro deste ano, em “circunstâncias extraordinariamente difíceis”.
Olhando para os candidatos anunciados, Vasco Estrela disse que “a sucessão de José António Almeida está praticamente garantida”, devido aos jovens que integram as listas.
A José António Almeida, disse não ser “favor nenhum reconhecer os teus méritos, as tuas capacidades, e temos a certeza que serás um ótimo presidente de Câmara”.
“O teu rasgo, a tua capacidade de inovação, a tua capacidade de trabalho e a tua determinação, são fatores fundamentais para que possas desempenhar bem esta função”, acrescentou Vasco Estrela que aproveitou ainda para deixar alguns conselhos ao candidato.
Margarida Lopes, atual presidente da Câmara de Mação, vice-presidente da Concelhia do PSD e número dois na lista de José António Almeida, afirmou que “o dia de hoje marca um momento em que o PSD volta a firmar o seu enorme compromisso com todos os maçaenses”. Quanto ao facto de o PSD se manter no poder “desde sempre”, é motivo de “ainda mais orgulho” e “é a prova viva e demonstrada do excelente trabalho que tem vindo a ser feito pelos líderes do PSD e pelas suas equipas”.
De José António Almeida, disse estar “à altura deste enorme desafio” e que é “uma pessoa de enorme competência e experiência” e que “conhece muito bem aquilo que é a vida autárquica”.
Fernando Alexandre tomou depois da palavra para dizer que “sempre reconheci no poder autárquico uma dimensão essencial da nossa democracia, é aí que está o coração da democracia”, pois são “as pessoas que representam o povo e que estão mais próximas. São elas que têm que responder e dar a cara todos os dias pelos problemas que as pessoas enfrentam”. Por outro lado, lembrou que nos últimos anos, o poder autárquico “tem vindo a receber mais competências, mais atribuições com a descentralização, da qual eu sou um defensor há muitos anos”. Reconheceu que as maiores dificuldades que os autarcas enfrentam “é a necessidade de ter meios e recursos para responder às necessidades das pessoas”.
O discurso «fugiu» muito para a educação, não fossem Fernando Alexandre e José António Almeida professores e, no final, o governante deixou votos de “uma excelente campanha” e disse estar “certo de que teremos mais quatro anos de desenvolvimento deste concelho que é exemplar”.
A intervenção mais aguardada da tarde era a de José António Almeida e o candidato assumiu logo que “o dia de hoje é um sinal de que as coisas não vão ser fáceis”, pois “hoje foi o dia mais quente do ano e isso é um sinal para todos nós de que temos muito trabalho pela frente”.
A Fernando Alexandre, agradeceu “sensibilizado a sua disponibilidade em vir apadrinhar a apresentação pública de todos estes candidatos”. Acrescentou que, “como professor, (…) não queria que aqui estivesse outro membro do Governo sem ser vossa excelência”. E justificou: “nós devemos-lhe muito. Se hoje temos serenidade, se hoje temos as escolas pacificadas, essa serenidade e pacificidade tem o seu nome. Em nome de todos os professores e comunidade educativa de Mação, agradecemos-lhe o bom senso que conseguiu colocar naquilo que estava, todos o sabemos, a ferro e fogo”.
Quanto aos candidatos que integram as várias listas do PSD de Mação, José António Almeida confessou não ter “dúvidas que temos, connosco, candidatos fantásticos” e que “assumi, pessoalmente, a tarefa da escolha e estou muito satisfeito”. Já no que diz respeito às escolhas para o acompanharem na Câmara Municipal, mantendo todos os vereadores do PSD em exercício, o candidato justificou, afirmando que “o trabalho deles, o trabalho que têm feito o merece, enriquecendo as listas com pessoas que, entendemos nós, muito têm a dar ao concelho”.
“Como vos dizia há quatro meses, quero liderar um executivo que saiba ouvir. Ouvir também aqueles que não concordam connosco”, assumiu. E comunicou que “vamos constituir um Conselho Estratégico Municipal. Um órgão consultivo do presidente da Câmara, que reunirá ordinariamente, uma vez por ano, (aquando da elaboração do Plano de Atividades e Orçamento) e extraordinariamente sempre que se justifique, onde terão lugar, se assim o entenderem, os cabeças de lista, de todos os partidos, à Câmara e à Assembleia Municipal nos três últimos atos eleitorais, incluindo o que agora preparamos, ou seja os candidatos em 2017, 2021 e 2025”.
O Programa Eleitoral, disse estar “em fase de conclusão”, mas ancora-se em sete eixos estruturantes: 1 - Desenvolvimento Económico e empreendedorismo; 2 - Educação, Cultura, Desporto e Associativismo; 3 – Saúde; 4 – Turismo; 5 - Relações com as Juntas de Freguesia; 6 - Terceira Idade; 7 – Ambiente, Gestão da Paisagem e Urbanismo.
José António Almeida desenvolveu cada um dos temas, avançando mesmo com algumas medidas concretas do que quer concretizar.
“O programa do Partido Social Democrata à Camara Municipal de Mação, que aqui resumi, sustenta-se numa dinâmica agregadora, que aceita visões plurais do desenvolvimento e da melhoria da qualidade de Vida de todos os que, de alguma forma, estão ligados a Mação”, disse o candidato social-democrata. No entanto, para José António Almeida, “para que estas ideias e projetos sejam concretizados por estes protagonistas necessitamos não apenas do vosso voto, mas também do vosso envolvimento pessoal nas discussões, formais ou informais, na defesa intransigente dos nossos candidatos. Temos que ter capacidade para fazer eco da nossa competência, da nossa capacidade de trabalho, da nossa vontade em ajudar o próximo. Contamos com cada um de vós para fazer a nossa defesa e promoção”, concluiu.
São cabeças de lista às Assembleias de Freguesia, os candidatos:
Amêndoa: Filipa Garcia, 44 anos, funcionária administrativa
Cardigos: Nuno Tavares, 43 anos, agente funerário
Carvoeiro: Carla Martins, 46 anos, técnica auxiliar de farmácia
Envendos: Miguel Alves Matos, 42 anos, operador de posto
Ortiga: João Ferreira, 77 anos, comerciante
União de Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira: Diogo Wahnon, 49 anos, funcionário público
Como Cabeça de Lista à Assembleia Municipal de Mação:
José Saldanha Rocha, 65 anos, gestor. É o presidente da Assembleia Municipal, foi vereador, vice-presidente e presidente da Câmara Municipal de Mação.
Lista de candidatos à Câmara Municipal de Mação – Autárquicas 2025.
1 - José António dos Santos Almeida, 60 anos, professor. Foi vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Mação e diretor do Agrupamento de Escolas de Mação. Atualmente, é chefe de Gabinete da presidente da Câmara.
2 - Margarida Isabel de Matos Lopes
3 - Vasco Rodrigo da Silva Marques
4 - Rui Manuel Falua da Silva
5 - Tânia Raquel da Silva Marques Pires
6 - Francisco Manuel Neto Dias Correia
7 - Luís Mário Fernandes Marques
8 - Clara Silva Minhoto
9 - Cátia Daniela Santos Murta
10 - Tomás de Oliveira Leitão
Galeria de Imagens