ESPECIAL COVID-19

Mação: Não há festas de verão no concelho

2020-06-26

A Câmara Municipal de Mação reuniu com as diversas associações e entidades do concelho que habitualmente realizam festejos de Verão, no dia 22 de junho, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira. A decisão foi unânime: não vão acontecer festas de verão no concelho de Mação.

Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação explicou que “a decisão foi unânime. A mensagem transmitida pela Câmara do que devia ser, do nosso ponto de vista, a decisão das associações nem necessitava de ter sido dita porque estamos a falar de pessoas extraordinariamente responsáveis e nem era preciso persuadi-las a nada. Eles já vinham com a decisão mais ou menos tomada e todos acharam que não há condições mínimas para se fazerem festas de verão, condições de segurança para os festeiros ou para quem vai às festas”.

O presidente não esqueceu “o lucro expectável que as associações pudessem vir a obter”, lembrando que “independentemente de se realizar festa ou não, muitas pessoas não iriam e para colocar a saúde em risco, entenderam que não as deviam fazer”.

“Evidentemente que é uma grande perda para o concelho”, afirmou o autarca que se inteirou ainda de como estão estas entidades a viver a situação de pandemia, nomeadamente as dificuldades inerentes.

Como tal, a Câmara Municipal decidiu manter os apoios às associações.

Vasco Estrela adiantou que se mantêm “os apoios que se costumavam atribuir, o valor simbólico dos 250 euros como se realizassem a festa e aumentou em 15% a dotação para as associações recreativas, desportivas e culturais. Muitas das que fazem festas estão englobadas neste grupo e este apoio serve para que possam ter mais dinheiro neste ano em que ficam prejudicadas pela pandemia, na medida em que não conseguem realizar as atividades que habitualmente lhes davam o sustento regular da própria associação”.

Assim sendo, a Câmara Municipal de Mação deliberou, em reunião de 27 de maio, manter a atribuição do habitual subsídio de 250 euros às Associações do concelho que, todos os anos, promovem os habituais festejos de Verão.

“Embora não seja um subsídio de valor muito significativo, este é mais um sinal da Câmara Municipal de Mação de que está atenta aos desenvolvimentos e impacto da pandemia Covid-19 nos vários setores de atividade, neste caso concreto das associações que aproveitam esta época do ano para promover atividades e ter uma fonte de receita que lhes permita equilibrar contas ou ter margem de manobra para a prossecução dos seus objetivos e ações durante o ano e que, muitas vezes, se traduzem em obras de melhoria de instalações, entre outros”, informou o Município.

Como afirmou o presidente, foi também aprovado pela Câmara Municipal, em reunião de 4 de junho, que a dotação para apoio à Atividade Regular das Associações seja de 55.000 euros em 2020, ou seja, contempla uma atribuição adicional de 15% ao valor dos subsídios que as Associações recebem anualmente da Autarquia.

Vasco Estrela avançou ainda que, além destes apoios, “a Câmara também mostrou disponibilidade para, eventualmente e caso a caso, devidamente ponderado, poder dar algum tipo de apoio a alguma situação mais complicada que possa vir a surgir com alguma associação”.

2020-06-26