ESPECIAL COVID-19

Mação: Projeto Intergeracional para combater a solidão

2020-06-26

A Câmara Municipal de Mação continua a acompanhar, dentro desta nova realidade, os utentes e alunos do Clube e da Universidade Sénior, particularmente no âmbito do projeto "+Atividade-Solidão", uma parceria da Autarquia com a Fundação Gulbenkian.

Numa primeira fase com telefonemas procurando informar e acompanhar a população sobre a COVD-19 e, depois, com a entrega de um dossier de atividades aos utentes e alunos do Clube e da Universidade Sénior.

 

DOSSIER DE JOGOS

A partir de segunda-feira, 29 de junho e durante as próximas semanas, será feita uma nova ação pela técnicas do Clube e da Universidade, desta vez com a entrega de um kit com Jogos para fazerem em casa. São jogos diversos, como puzzles, e o objetivo continua a ser oferecer atividades que distraiam e ajudem a estar ocupados, procurando atenuar a solidão e oferecendo formas de lazer, diferentes das tarefas domésticas.

 

MEXER, SENTIR E LER A TERMINAR "ANO LETIVO"

Porque a Ginástica Sénior é uma das atividades que muitos sentem falta e porque a maioria não acede aos exercícios que a Câmara Municipal disponibiliza semanalmente no Facebook do Município, esta atividade vai aliar-se ao Bibliocarro e vão ao encontro dos vários grupos que estão formados no concelho de Mação no âmbito do Clube Sénior. Os locais são distintos, em vários pontos do concelho e também os alunos da Universidade Sénior são chamados para a atividade mais próxima do seu local de habitação (lista em baixo). Mas o projeto "Mexer, Sentir e Ler" pretende, além do público sénior, chegar a toda a população interessada, num projeto que procura ser intergeracional, nomeadamente para avós e netos.

O projeto "Mexer, Sentir e Ler" decorrerá no mês de julho de 2020, nos locais e datas assinalados em baixo. O objetivo é fazer ginástica e poder requisitar um livro, para a população em geral. O Bibliocarro e a Ginástica vão a cada um dos locais sendo que foram escolhidos espaços amplos, que permitem cumprir as normas de segurança e proteção, pelo distanciamento entre pessoas. Tiveram preferência espaços como campos de futebol, recintos de festas ou mesmo pavilhões.

Para as aulas de Ginástica devem os interessados levar uma bola, um pau e roupa prática, além da máscara.

“No âmbito deste projeto global que visa atenuar a solidão e animar os munícipes séniores do concelho de Mação será ainda lançado um desafio para avós e netos, que será divulgado em breve, mas que envolve uma pequena dança em vídeo, entre as duas gerações”, informa o Município em comunicado.

 

Calendário do projeto "Mexer, Sentir e Ler":

dia 1 - Aldeia D'Eiras às 9h30 no largo do café

dia 1 - Aboboreira às 11h no largo das festas

dia 3 - Chão de Lopes 9h30 no largo das festas

dia 3 - Chão de Codes 11h no largo das festas

dia 6 - Queixoperra 9h30 no lago das festas

dia 6 - Penhascoso 11h no largo das festas

dia 8 - São José das Matas 11h no largo da igreja

dia 10- Chaveira no largo da escola às 10h30

dia 13 - Ortiga 9h30 atrás da igreja

dia 15 - Amêndoa 9h30 no largo da igreja

dia 17 - Envendos 9h30 no largo da igreja

dia 20 - Mação 10h largo do calvário

dia 21 - Rosmaninhal, Pereiro, Castelo, Caratão

dia 27- Cardigos às 9h30 no pavilhão de festas, junto aos bombeiros

dia 28 - Carvoeiro às 10h30 no campo de futebol

( se nos grupos existir muita gente fazem-se dois grupos)

As aulas de ginástica vão ter a duração de 15 a 20 mim.

2020-06-26