ESPECIAL COVID-19

Médio Tejo: Mais dez pessoas infetadas em Abrantes, Ferreira do Zêzere, Ourém e Tomar

2020-07-25

Há mais dez novos casos de pessoas que contraíram o vírus SARS-COV-2, de acordo com o relatório epidemiológico deste sábado da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo. Os dez novos casos foram registados em Abrantes (1), Ferreira do Zêzere (3), Ourém (1) e Tomar (5). No total acumulado, desde que começou a pandemia, a área dos 11 concelhos da saúde do Médio Tejo têm 383 situações registadas, sendo que os concelhos que hoje viram os números a crescer têm os totais acumulados de 45 infetados em Abrantes, seis em Ferreira do Zêzere, 112 em Ourém e 78 em Tomar.

Com o surto localizado em Tomar, na empresa Ribasabores, continuam a crescer as vigilâncias ativas, em situações ligadas aos casos que já testaram positivo. Hoje houve um aumento de mais 104 pessoas a entrar em vigilância, ou seja, a entrar em isolamento. Em contraponto há também o registo de 63 pessoas que deixaram o isolamento.

Mesmo assim o total de pessoas que estão em isolamento é de 213 (ontem eram 174) nos concelhos de Abrantes (28), Alcanena (8), Entroncamento (42), Ferreira do Zêzere (5), Mação (1), Ourém (17), Tomar (77), Torres Novas (25) e Vila Nova da Barquinha (8).

A autoridade de Saúde do Médio Tejo já confirmou à Antena Livre que na próxima semana todos os trabalhadores da Ribasabores que tiveram o teste negativo vão repetir o mesmo enquanto a empresa está a ser desinfetada. Após serem conhecidos os resultados deste segundo teste será então avaliada a possibilidade de a empresa poder voltar a laborar.

Pelo menos 14 dos trabalhadores que testaram positivo foram deslocados para a base naval do Alfeite por terem indicado às autoridades não terem condições nas habitações para fazerem o isolamento para a cura da COVID-19. São trabalhadores de nacionalidade portuguesa, brasileira e indiana.

Consulte aqui os casos positivos e vigilâncias por concelho:

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.

Nos dois concelhos do Médio Tejo, mas que na saúde integram o ACES Pinhal Interior Sul, há a registar seis casos (todos recuperados) na Sertã e um caso (recuperado) em Vila de Rei.

Consulte aqui os casos positivos / recuperados por concelho:

2020-07-25