Rogério Pronto, natural de Tomar, foi o grande vencedor de mais uma edição do Trail Abrantes 100, disputada no dia 11 de outubro, depois de ultrapassar o abrantino Daniel Simões, da equipa Ramos & Pereira que, pelo 2º ano consecutivo conquistou a 2ª posição da geral. A vitória de Rogério Pronto assinala assim um marco importante no seu historial na prova, depois de vários anos a lutar por este título. Em 2023, ficou em 5º lugar na geral, em 2024 conquistou o 4º lugar e irá agora pertencer a um grupo restrito dos grandes vencedores do Trail Abrantes 100”.
Rogério Pronto, depois de cortar a meta, afirmou que esta era uma prova “que queria muito ganhar” e explicou que “é uma prova muito especial para mim porque foi aqui que me estreei em provas de 3 dígitos. A organização está de parabéns, um trilho muito bem marcado, tudo muito bem organizado”.
A vitória nos femininos foi de Sónia Ribeiro, abrantina, pertencente à equipa Ramos & Pereira, e que tinha vencido na distância dos 25 km, na edição de 2024.
Quanto às duplas, 2 x 50 km, o 1º pódio foi atribuído aos atletas André Santos e David Mateus, da equipa Terrantêz Trail Team, de Minde.
No campo feminino, as vencedoras foram Carolina Pereira e Juliana Pinheiral, da equipa ADE Trail Running, de Esposende.
Lina Mateus e Paulo Roque, de Benfica do Ribatejo, constituíram a dupla mista com melhor tempo.
Há ainda a destacar, na distância dos 100km, as melhores estafetas (4 x 25km). Estafeta esta vencida por atletas da Casa do Benfica em Abrantes, que triunfou nas duas frentes. A melhor estafeta masculina foi constituída pelos atletas Carlos Esteves, Bruno Silvério, Paulo Baptista e Ricardo Justo.
A estafeta feminina com melhor tempo foi composta pelas atletas Joana Garcia, Cláudia Mendes, Mara Lavrador e Rita Guedes.
Finalmente nas estafetas mistas, a melhor posição foi conquistada pela equipa “Reformados da Ria”, de Aveiro, constituída pelos atletas Fábio Ferreira, Vera Pessoa, André Barbosa e Paulino Duarte.
Na prova dos 50 km, o vencedor foi David Ribeiro, do Grupo Desportivo Arenense.
Na mesma prova, a vencedora foi a abrantina Alexandra Simão, da equipa Ramos & Pereira.
Na distância dos 25 km, o primeiro a cortar a meta foi Luiz Mota, do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere, a quem simbolicamente a organização atribui anualmente o dorsal 100 por ser um atleta que participa no evento desde o ano da 1.ª edição, em 2016, na qual se sagrou campeão dos 100km.
Margarida Pestana, do Clube Desportivo de Espite, foi a primeira senhora a cortar a meta.
Finalmente, na distância dos 10 km, cortou a meta em 1.º lugar Arlindo Brás, abrantino, que vestiu a camisola da equipa FC2TEC.
Já nas senhoras, a vencedora foi Sónia Neves, pela equipa Vulcanense Futebol Clube – Alcochete.
O Trail Abrantes 100 é organizado pelo Município de Abrantes, em parceria com o Clube de Orientação e Aventura (COA). Contou este ano com cerca de 800 atletas inscritos, oriundos de várias regiões de Portugal e Espanha e teve a colaboração de mais de 250 voluntários provenientes de associações e clubes do concelho, além das Juntas de Freguesia, nos mais diversos PAC’s do percurso (Pontos de Abastecimento e Controlo), uma marca de hospitalidade que é referência do evento. Para segurança dos participantes, a organização contou também com o apoio de equipas do serviço local da Proteção Civil, da Associação Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Abrantes e do Centro Humanitário Abrantes/Tomar da Cruz Vermelha Portuguesa.
A 9.ª edição deste evento está marcada para dia 10 de outubro de 2026.
Rúben Filipe
Fotos: Trail Abrantes 100
Galeria de Imagens