Antena Livre
Deseja receber notificações?

Cheias: Voluntários ajudam autarquias a limpar margem em Rossio ao Sul do Tejo (c/áudio)

19/02/2026 às 16:33

A primeira convocatória foi para sábado, dia 14, mas o Tejo não ajudou e voltou a entrar nas margens na quinta e sexta-feira, embora com caudais inferiores do que no ida 5 e 6 de fevereiro. Por isso, a ação de limpeza das margens do rio foi adiada. E o adiamento empurrou a ação para esta quinta-feira, dia 19, quinze dias depois do primeiro pico de cheia.

Miguel Costa é um jovem, agente da PSP, natural e residente em Rossio ao Sul do Tejo. Nos dias da cheia andou de manhã, cedo, à noite, com amigos, a ajudar que precisava. Acima de tudo a ajudar a retirar mobílias das casas mais próximas do rio. Ou então a “empurrar” móveis e eletrodomésticos para o primeiro andar de outras residências.

Nunca parou porque, com a idade que tem, nunca tinha visto o rio como ele se transformou no dia 5 de fevereiro. Teve conhecimento que os caudais iam aumentar e, ainda de manhã, já andava a ajudar quem precisava. O mesmo aconteceu ao longo do dia. Hoje, quinze dias depois, mostrou admiração pelo que viu. Ao longo de anos ouviu histórias dos mais velhos das cheias de 1979 ou de 1989. Maiores, muito maiores do que esta de 2026. Mas, reconhece, para quem nunca tinha visto o rio tão alto, ficou mesmo muito surpreendido.

E foi da surpresa de ver o rio assim e, quando voltou ao leito, o rasto de destruição que decidiu avançar com uma ação de voluntariado para ajudar a limpar as margens.

Um parque infantil destruído, os passadiços da Fonte dos Touros arrancados, árvores tombadas, arrancadas pela forte corrente. Lixo que veio rio abaixo, entre restos de árvores ou outros objetos que foram “arrancados das margens” e ficaram, por ali.

Miguel Costa disse que avançou para ajudar o Município e a Junta de Freguesia porque é do Rossio e é para as margens que vai com os seus filhos. Como tal, quis ajudar a uma mais rápida reposição da normalidade, para retomar ele mesmo, com a família, os hábitos de passear à beira rio.

O jovem reconhece que se esta ação tivesse sido no sábado, 14, teria uma adesão maior, muito maior, do que num dia de trabalho. Mesmo assim destacou a presença que um outro grupo de jovens do Interact de Abrantes que se juntou a esta ação de voluntariado.

 

Miguel Costa, voluntário

Se os jovens limpavam detritos de um lado, e retiravam árvores caídas, postes da vedação do Hipódromo ou vidros que ficaram espalhados, noutros pontos funcionários da União de Freguesias e do Município faziam outras limpezas.

A olho nu, o espaço está quase limpo, o quiosque do Sasha River está praticamente destruído e, já se sabe, há toda uma estrutura elétrica visível e não visível que vai ter der ser avaliada pela E-Redes, segundo adiantou o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos.

Há outro registo das cheias de 2026. Deixaram muito mais areia nas margens do que era habitual. Têm saído camiões e camiões de areia das zonas de calçada, não falando de outras zonas onde já foi feita limpeza de lama com recurso a linhas de água dos bombeiros ou das viaturas das juntas de freguesia.

Esta semana o Município tem tido muitos dos serviços, dos vários serviços, no terreno para tentar trazer a normalidade às populações. Em Alvega na Estação de Canoagem e na Escola Dr. Fernando Loureiro, em Rio de Moinhos, e depois em Abrantes, mais concretamente em Barreiras do Tejo e Rossio ao Sul do Tejo.

E entre esta intervenção de limpeza, haverá outras de reparações. A corrente deixou árvores e postes de eletricidade tortos, arrancou metros de calçada e destruiu outros equipamentos.

O autarca frisou que está em marcha a avaliação de estragos e as necessidades mais urgentes de reparação, mas vincou que são Milhões de Euros.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Mas, para além destas ações, num olhar para fora das zonas ribeirinhas fora das localidades para perceber as marcadas deixadas no arvoredo e plantas que existem ao longo do rio.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2026
Jornal de Abrantes - fevereiro 2026
PUB