A mais recente associação de Abrantes, a Art’Abrantes, tem uma nova presidente: Cristina Reis.
A associação de artesãos, criada este ano, tinha liderança de Carlos Sousa que teve de se afastar por questões pessoais o que levou a um ajustamento na direção.
Assim, os restantes elementos, subiram um degrau, com Cristina Reis a assumir a liderança, acompanhada de Paula Jurado, secretária, e Joana Brízida, Tesoureira. A Assembleia Geral e Conselho Fiscal mantêm as formações.
Esta reorganização foi feita de forma simples. A nova direção deu conta destas mudanças nas redes sociais com uma mensagem de entusiasmo: “Estamos alinhadas, motivadas e com muita vontade de dar vida a novos projetos! Reforçamos que estamos inteiramente disponíveis para todos os nossos sócios, sempre com o espírito de união."
Cristina Reis revelou que o grande desafio é unificar e trabalhar em conjunto para conseguir que a associação tenha frutos e seja um ícone na cidade.
Havia, desde a fundação, um conjunto de desafio. Um deles é para continuar e tem a ver com a participação em feiras de artesanato, em nome coletivo como já aconteceu este ano em Vila de Rei, Sardoal ou Covilhã. “Continuamos com a certificação dos nossos artesãos. Este é um dos objetivos primordiais”, disse a artesã acrescentado que foi feita uma candidatura ao FinAbrantes e que está a gerar alguma expetativa. É um projeto de união da comunidade que “queremos que una três faixas etárias: crianças jovens e idosos. Vai ter a ver com criatividade, artesanato e o sentir, para criar.” Todo o trabalho desenvolvido durante o ano vai ter uma exposição final.
Cristina Reis disse ainda que participar em Feiras em nome coletivo permite ir mais longe. Por exemplo, a participação na Feira da Covilhã abriu-nos portas para um projeto que temos na gaveta.
A Abrant’Arte tem contado com o Município que vai ceder um espaço no mercado diário para a associação dinamizar.
E a presidente avançou com o que vai ser. Para além de sede, vai ser uma loja para venda dos produtos dos associados, mas poderá servir para os artesãos trabalharem, permitindo aos turistas entrar, comprar e ver artesãos a trabalhar ao vivo.
E esta era a ambição, ter um local de exposição e venda, mas também para trabalhar ao vivo.
Cristina Reis
Direção
Presidente: Cristina Reis
Secretária: Paula Jurado
Tesoureira: Joana Brízida
Assembleia Geral
Presidente: Alda Moedas
Secretária: Susana Gonçalves
Vogal: Paula Damas
Suplente: Florbela Ferreira
Conselho Fiscal
Presidente: Adélia Silva
Secretária: Mafalda Pires
Vogal: Margarida Fernandes
Suplente: Elisabete Inácio
Galeria de Imagens