Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Associação dos Agricultores celebra hoje 40 anos de vida

19/09/2025 às 12:56

Constituída a 19 de setembro de 1985 por um grupo de agricultores, a Associação dos Agricultores dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação foi criada, pois os agricultores começaram a perceber que os rendimentos que a agricultura do Ribatejo providenciava, nos campos mais ricos, diferia dos praticados na zona de Abrantes.

Encabeçada então pelo Eng. Luís Bairrão, que em 1995 assumiu a coordenação da implementação do parcelário nos concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal, Mação, Vila de Rei, Ferreira de Zêzere e Sertã, este trabalho tornou-se depois fundamental para acesso aos apoios comunitários.

Foi criada em 1999 a primeira equipa de Sapadores Florestais, fruto da confiança dos serviços florestais na Associação para implementação do programa de sapadores.
Em 2007 recebeu um prémio de melhor equipa de Sapadores em 1.ª intervenção e no ano seguinte, recebeu ainda o prémio de melhor equipa de Sapadores em Silvicultura Preventiva.

Para saber um pouco mais sobre a génese desta associação, a Antena Livre esteve à conversa com Luís Damas, presidente da Associação dos Agricultores dos concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal, Mação e Concelhos Limítrofes.

Na sequência das diferenças salariais em relação ao Ribatejo, o dirigente explicou que “curiosamente, a primeira atividade da associação foi criada com o objetivo de negociar as tabelas salariais dos agricultores agrícolas” e que “ainda hoje somos a entidade que negociamos os salários com os sindicatos, portanto, temos um acordo coletivo de trabalho e somos uma entidade reconhecida pelo governo. Somos parceiros e, quando chegamos a acordo é publicado Diário da República o despacho de acordo salarial.”

Na sequência do 40.º aniversário da Associação, Luís Damas explicou que “como também estamos aqui perto das eleições, temos alguns parceiros que são as câmaras, queremos, depois das eleições, fazer a festa dos 40 anos. Achamos que a Associação merece e a região também merece reconhecer este trabalho”. Estas comemorações serão celebradas no dia 21 de novembro, “uma data provisória” segundo o Luís Damas.

Foi revelado ainda em primeira mão à Antena Livre que a associação está a estudar um acordo para ter novas instalações para os sapadores florestais e que Luís Damas tem a vontade de fazer esse anúncio no dia da comemoração do aniversário dos 40 anos.“Vamos passar toda a atividade dos sapadores para outras instalações e que queremos também assinalar ali os 40 anos com essa nova dinâmica que vamos implementar na associação.”

Quando questionado sobre quantos associados tem a associação de agricultores, o dirigente disse que, hoje em dia, “temos à volta de entre 300 a 400 agricultores associados, e temos também entidades associadas como a Escola Profissional das Mouriscas."

Luís Damas aproveitou ainda para apresentar algumas das fragilidades dizendo que “agora temos é a falta de recursos na área florestal e agrícola começa-nos a preocupar, tanto a mão de obra como técnicos, e pronto, isso é um problema que o país tem que se resolver, nós não conseguimos.”

 

Rúben Filipe

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - setembro 2025
Jornal de Abrantes - setembro 2025
PUB