A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo assinou na passada sexta feira, dia 9 de janeiro, na CCDR Alentejo, um contrato que vai permitir a concretização do projeto “Inclusão pela Cultura na Lezíria do Tejo”.
Trata-se de mais um projeto dos 11 municípios da CIMLT, que “aposta na cultura e nas artes como instrumentos centrais de inclusão social, capacitação e coesão territorial”. Tem um custo total aprovado de 825 mil euros, com uma taxa de cofinanciamento de 85% do Fundo Social Europeu +.
O “Inclusão pela Cultura na Lezíria do Tejo” assenta numa metodologia de intervenção comunitária, dirigida a públicos particularmente vulneráveis. O objetivo é promover a inclusão social e a cidadania ativa, através de práticas culturais e artísticas, envolvendo crianças e jovens em risco de exclusão, comunidades migrantes, população idosa, pessoas com deficiência e, de forma transversal, as comunidades locais e as entidades sociais e culturais.
Entre as ações previstas estão a dança, teatro, artes plásticas, arte urbana, coro comunitário e projetos de envelhecimento ativo.
Com este projeto, a Lezíria do Tejo “reforça a sua aposta numa abordagem integrada, que coloca a cultura ao serviço da inclusão social, da igualdade de oportunidades e do desenvolvimento sustentável do território”.
Assinatura do contrato, pela vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, Helena Neves
Fotos: CIMLT