ESPECIAL COVID-19

Constância: Jardim-Horto de Camões assinala o Dia Internacional dos Museus

2020-05-15

18 de maio, segunda-feira, é o Dia Internacional dos Museus. Para o assinalar e como é habitual, o Jardim-Horto de Camões abrirá as suas portas a todos os que o pretendam visitar com entradas gratuitas.

Depois de cerca de mês e meio de encerramento devido ao estado de emergência em que o país viveu, o Jardim-Horto reabriu ao público no dia 4 de maio, no horário das 9 às 12:30 e das 14 às 18 horas. Por razões de segurança sanitária, as visitas estão limitadas a um máximo de 15 pessoas em simultâneo, devendo ser guardada uma distância entre elas de pelo menos dois metros.

Situado em Constância, vila que tem uma relação muito especial com a memória de Camões que a tradição popular diz ter aí vivido durante algum tempo, o Jardim-Horto apresenta a grande maioria das plantas referidas pelo poeta na lírica e n’Os Lusíadas, num total de mais de meia centena de espécies. Mais do que um jardim, é um monumento vivo ao nosso épico, através das plantas que ele canta.

Inaugurado em 1991, o Jardim-Horto de Camões, que beneficiou recentemente de grandes trabalhos de renovação, apresenta vários outros motivos de interesse, como a Rota de Camões, o Pavilhão de Macau, o Planetário de Ptolomeu num pequeno auditório aberto, um monumento à Ilha dos Amores, um grande tabuleiro de xadrez ao ar livre e a maior esfera armilar existente em Portugal.

2020-05-15