ESPECIAL COVID-19

Constância: O Graminho é a peça em destaque no Museu dos Rios

2021-11-01

O Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância, continua a mostrar as peças que fazem parte da vida dos marítimos e em novembro vai ter em destaque o Graminho.

De acordo com o Município de Constância, o Graminho é um instrumento de madeira de mogno que servia para traçar linhas paralelas e direitas na espessura e largura das tábuas. É composto por uma peça larga e retangular e outras duas, mais estreitas e redondas perpendiculares à primeira, onde se colocava um prego, parafuso ou qualquer outro pedaço de metal que servia para riscar os traços na madeira. Esta ferramenta de marcação era muito útil para os calafates que em tempos idos trabalhavam nos Estaleiros, em Constância, pois permitia fazer marcações iguais repetidas vezes, bastando ajustá-lo na primeira vez e depois, estando travado na medida desejada, era só repetir a marcação.

O Graminho que está em destaque no Museu todo o mês de novembro é um instrumento do início do século XX e está decorado com uma forma estilizada, tendo inscrito na lateral «J G M», provavelmente, as iniciais do nome do seu proprietário.  A peça foi adquirida para o Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em 1998.

A Peça do mês está exposta numa das salas onde pode ser apreciada pelos visitantes do Museu dos Rios e das Artes Marítimas.

2021-11-01