Antena Livre
Deseja receber notificações?

Abrantes: Decretada situação de calamidade até dia 1 de fevereiro

29/01/2026 às 18:47
Abrantes

O Município de Abrantes informa que, face à situação meteorológica adversa e aos danos registados no concelho, o Governo decretou a Situação de Calamidade até às 23h59 de 1 de fevereiro. Esta medida “visa reforçar e agilizar a mobilização de meios e procedimentos necessários para a reposição de serviços essenciais, a segurança das pessoas e a recuperação de infraestruturas e vias afetadas”.

O Município informa ainda que, “em articulação com os agentes de Proteção Civil e restantes entidades no terreno, mantém o acompanhamento permanente da situação, com prioridade à segurança das pessoas, à reposição das condições de circulação e à proteção de serviços essenciais”.

Apela também “à compreensão e colaboração de todos os munícipes, adotando comportamentos de prudência, evitando deslocações desnecessárias e não se aproximando de cabos no chão, postes instáveis, árvores em risco de queda ou estruturas danificadas”.

 

Em Vila Nova da Barquinha

Na sequência dos danos registados, o Município de Vila Nova da Barquinha formalizou, hoje, junto do Governo o pedido de declaração de situação de calamidade para todo o território concelhio, expondo as consequências significativas da intempérie e a necessidade de mobilização de meios excecionais para resposta e recuperação.

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, visitou esta quarta-feira, o concelho de Vila Nova da Barquinha, para avaliar no terreno os prejuízos provocados pela tempestade Kristin.

Acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Manuel Mourato, pelo restante executivo municipal e por elementos da Proteção Civil Municipal, o governante deslocou-se a vários locais afetados, com particular destaque para a Estrada Nacional 3, na zona de Tancos, uma das áreas mais castigadas pelo fenómeno meteorológico.

Entretanto, o Governo decretou o estado de calamidade para as zonas mais afetadas do país, ao abrigo da Lei de Bases da Proteção Civil, medida que permite acelerar procedimentos, reforçar recursos no terreno e apoiar de forma mais célere as populações e os municípios atingidos.

A autarquia de Vila Nova da Barquinha informa que “se mantém a acompanhar a situação em articulação com as autoridades nacionais e regionais, prosseguindo os trabalhos de levantamento de prejuízos e de reposição gradual da normalidade nas áreas afetadas”.

Fotos de Abrantes: Município de Abrantes

Fotos de Vila Nova da Barquinha: Pérsio Basso

 

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2026
Jornal de Abrantes - janeiro 2026