ESPECIAL COVID-19

Lurdes Martins do Espalhafitas preside à Federação Portuguesa de Cineclubes

2021-12-09
Créditos fotos: DR
Créditos fotos: DR

Lurdes Martins, do cineclube de Abrantes Espalhafitas, é a nova presidente da direção da Federação Portuguesa de Cineclubes (FPCC).

Esta estrutura que agrega os cineclubes de Portugal realizou o seu encontro nacional, na Póvoa de Varzim, no último domingo, 5 de dezembro.

Com os objetivos, claro de promoção “pelo interesse do cinema, no interesse do espetador, na defesa da difusão cinematográfica pelos cineclubes, no reforço da FPCC” a lista vencedora do ato eleitoral, para o biénio 2022/2023, que ali ocorreu, cuja tomada de posse está agendada para 10 de janeiro de 2022, é presidida pelo Cineclube de Abrantes. A direção, para além da presidente Lurdes Martins, integra ainda vomo vice-presidentes Isa Catarina Mateus (cc Ao Norte) e Bernardo Cabral (cc Ribeira Grande). O tesoureiro é Candela Varas (cc Tavira) e a secretaria é Rita Correia (cc Santarém). A lista conta com os vogais Alexandra Grilo (cc Chaves), Cristiano Jesus (cc Bairrada) e comos suplentes Manuel Carvalho (cc Amarante) e António Osório (cc Avanca).

Para a assembleia-geral foram eleitos Paulo Martins do cc Amarante como presidente, António Costa Valente do cc de Avanca como vice-presidente e como secretário Carlos Coelho do cc Abrantes.

Já para o conselho fiscal a lista era composta Nuno Guedelha (cc Torres Novas) como presidente, Mário Ventura (cc Barreiro) e Joaquim Diabinho (cc ABC) como secretários e Rogério Sousa do (cc Ilha Terceira) como suplente.

De referir que a Federação Portuguesa de Cineclubes - FPCC - foi fundada em 1978 como estrutura representativa dos Cineclubes Portugueses. Integrando três dezenas de associados é a representante legal dos Cineclubes, no país e no estrangeiro. De acordo com informação do seu sítio na internet a “FPCC promove regularmente, no âmbito das suas atividades, ações de promoção da Cultura Cinematográfica, ações de formação, seminários e colaborações com outras entidades, assim como apoios à criação de novos Cineclubes”.

2021-12-09

Galeria de imagens