Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Mação: Filarmónica União Maçaense comemora Festa do Senhor das Encruzilhadas

31/01/2018 às 00:00

A Sociedade Filarmónica União Maçaense (SFUM) vai realizar a já tradicional Festa do Senhor das Encruzilhadas. A iniciativa terá lugar no próximo fim de semana, 3 e 4 de fevereiro.

O Dia do Patrono é sempre uma data especial, como confirmou Diamantino Veríssimo, presidente da Direção da SFUM. “É um evento comemorativo que tem já alguma tradição e que começou com o senhor José de Matos Costa, nosso antigo presidente”.

Para além das habituais cerimónias religiosas, este ano a Banda vai efetuar “um concerto comemorativo dos 156 anos da nossa Associação. Vai ter lugar no sábado, dia 3, pelas 21H30, no Cineteatro de Mação e pretendemos oferecer um concerto em que a diversificação da música da nossa Filarmónica vai ser uma forma de atrairmos mais jovens. Foi algo que já foi feito no passado e nós queremos recuperar essa tradição de novas atividades e variedades, de alguém que possa cantar, de novos instrumentos. Penso que é um concerto a não perder”, acrescenta Diamantino Veríssimo.

No domingo, dia 4 de fevereiro, às 11h00 realiza-se o desfile da Banda da SFUM pelas ruas da Vila de Mação até à Igreja matriz, às 11h30, a Eucaristia na Igreja Matriz, seguida da Procissão do Senhor das Encruzilhadas até ao Nicho, pelas 12h30.

O almoço convívio no Recinto de São Miguel, “destina-se à população em geral aos amigos da Sociedade Filarmónica, aos associados, aos músicos e a alguns convidados que gostamos sempre que estejam presentes”.

A história do Senhor das Encruzilhadas, enquanto Patrono da Sociedade Filarmónica União Maçaense, remonta a 1950 quando Jaime Reis, o então Mestre da Banda, e alguns músicos (João Mendes, Manuel de Jesus Martins, João Nunes Moleiro, Pedro de Matos Alexandre e outros) decidiram recuperar o Nicho degradado, que se situava nas proximidades do cemitério da Vila de Mação.
Empenhados nesta missão, compraram uma imagem nova, uma vez que a outra estava partida e decidiram compor um Hino para a Banda: Jaime Reis compôs a música e João Mendes escreveu os versos. E foi assim que o Senhor das Encruzilhadas passou a ser o patrono da SFUM.
Esta festa decorria, inicialmente, no mês de novembro com duas procissões: uma no sábado à noite para a Igreja Matriz e outra, no domingo, após a missa, para o Nicho. E assim se manteve durante largos anos até que, depois de um interregno, passou a realizar-se no último domingo de janeiro com a procissão da Igreja Matriz para o Nicho.
Atualmente, a Festa do Senhor das Encruzilhadas celebra-se no primeiro domingo de fevereiro. O convívio depois da procissão surgiu na década de oitenta. Entre 1993 e 1998 não se realizou, tendo sido retomado em 1999, com a Direção na altura presidida por José Costa e assim se tem mantido até à data.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X