Morreu na noite desta quinta-feira, 4 de setembro, Lino Mendes, um nome incontornável na cultura da comunidade de Montargil (concelho de Ponte de Sor). Tinha 90 anos.
Foi, ao longo da sua vida, dirigente associativo tendo sido um dos fundadores do Rancho Folclórico de Montargil e do Grupo de Promoção Sócio-Cultural de Montargil. É, atualmente, presidente Honorário de ambos.
A sua vida profissional foi feita na função pública, como administrativo responsável da Segurança Social de Montargil, mas foi também um ativista e dirigente sindical, membro da Santa Casa da Misericórdia, e chegou mesmo a exercer o cargo de vereador no Município de Ponte de Sor.
Teve um envolvimento comunitário e literário, foi delegado distrital da Associação Portuguesa de Teatro de Amadores e colaborou em diversas rádios, tendo sido nas décadas de 80 e 90 colaborador da Rádio Antena Livre. Às quintas-feiras fazia uma espécie de rubrica semanal com “notícias de Montargil”.
Lino Mendes dedicou uma parte da sua vida à investigação cultural da freguesia de Montargil, elaborou a sua carta de gastronomia tradicional e escreveu o livro Montargil Gentes de Antigamente, publicado em 2022.
Esta obra foi o resultado de anos de investigação etnográfica sobre Montargil, recolhendo histórias de vida, tradições, ofícios, gastronomia e o quotidiano da comunidade rural nas décadas passadas.
O objetivo foi preservar a memória coletiva e valorizar as raízes culturais da freguesia.
Ainda em 2022, a Câmara Municipal de Ponte de Sor atribuiu o nome "Sala Lino Mendes" à sala de exposições do Posto de Turismo de Montargil, como forma de reconhecimento pelo seu contributo cultural e comunitário.
O velório acontecerá a partir das 16 horas desta sexta-feira, na Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Montargil, e o funeral será este sábado às 09 da manhã.