ESPECIAL COVID-19

Poesia e astronomia no Planetário de Ptolomeu em Constância

2020-07-28

O Jardim-Horto de Camões, em Constância (distrito de Sanatarém), vai juntar astronomia e a obra de Camões nas noites de 31 de julho e 21 de agosto, duas iniciativas que vão permitir observar o céu a partir do Planetário de Ptolomeu, instalado naquele espaço dedicado à obra camoniana.

Em nota de imprensa, a Associação Casa Memória de Camões refere que o Planetário de Ptolomeu é um pequeno anfiteatro ao ar livre onde se encontra representada a teoria geocêntrica do universo como era entendida no tempo de Camões, que irá permitir cruzar "conhecimentos de astronomia, da época e de agora, com a profundidade e a beleza das estrofes d' Os Lusíadas em que o épico explanou a sua arte e o seu saber".

As sessões serão dinamizadas pelo astrónomo Máximo Ferreira e pela professora de Português e camonista Ana Maria Dias, e decorrem entre as 21:00 e as 00:00, e a participação carece de inscrição prévia.

Estas ações integram o programa Ciência Viva no Verão 2020, e resultam de uma parceria entre o Centro Ciência Viva de Constância e a Associação da Casa-Memória de Camões.

Lusa

2020-07-28