Município Abrantes
PUB

Constância: Serra Braçal é a peça em destaque no Museu dos Rios e das Artes Marítimas

13/05/2022 às 15:00

Uma Serra Braçal é a Peça do mês em destaque no mês de maio, no Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância, uma peça que data de meados do século XX e foi adquirida pelo município para o espólio do museu, em 1998. A peça do mês será exposta numa das salas do museu.

A Serra Braçal era muito utilizada nos estaleiros dos rios Zêzere e Tejo, durante o Verão, para serrar os toros de pinheiro em tábuas longas, as quais eram depois utilizadas para a construção do costado das grandes embarcações.

Os pinheiros eram limpos no pinhal e trazidos, quase inteiros, para o estaleiro. Depois eram colocados na burra (armação em madeira), para aí serem serrados em tábuas. Com a serra braçal na mão, um homem punha-se de pé em cima do tronco e o outro no chão, muitas vezes de joelhos, agarrava na outra extremidade da serra. Com grande esforço físico, os dois homens iam puxando a serra para cima e para baixo. O que estava em cima andava para trás e o que estava em baixo andava para a frente.

A peça será divulgada através da rede social, Facebook, do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Município de Constância.

 

Partilhar nas redes sociais:
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - agosto 2022
Jornal de Abrantes - agosto 2022
PUB