A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) tem abertas, até 25 de setembro, as candidaturas aos Prémios ANAM 2026, destinados a reconhecer boas práticas nas Assembleias Municipais, projetos de participação cívica dos jovens e trabalhos académicos e jornalísticos que contribuam para a valorização do Poder Local.
A edição deste ano contempla três categorias: “Boas Práticas” nas Assembleias Municipais, “Assembleia Municipal Jovem” e o Prémio Dr. José Manuel Pavão.
O primeiro distingue iniciativas desenvolvidas pelas Assembleias Municipais que sejam consideradas uma referência no funcionamento destes órgãos e na relação com os munícipes. Já o Prémio “Assembleia Municipal Jovem” procura valorizar projetos que promovam a cidadania e a participação dos jovens na vida das comunidades.
A ANAM pretende também incentivar a criação e dinamização de Assembleias Municipais Jovens em todos os concelhos portugueses, aproximando os mais novos das instituições democráticas e do funcionamento do Poder Local.
A terceira categoria, o Prémio Dr. José Manuel Pavão, abrange estudos e trabalhos de investigação académica, mas também artigos e reportagens jornalísticas realizados no ano civil anterior que tenham contribuído para a divulgação dos direitos e liberdades fundamentais, para o reforço dos valores democráticos e para a valorização do Poder Local, nomeadamente do papel das Assembleias Municipais.
O presidente da ANAM, Fernando Santos Pereira, considera que os prémios permitem “reconhecer e valorizar quem contribui para uma democracia local mais participada, próxima e qualificada”, destacando igualmente a importância de envolver os jovens na vida das comunidades.
Na categoria “Assembleia Municipal Jovem” está previsto um prémio de 1.500 euros, enquanto o Prémio Dr. José Manuel Pavão tem o valor de 2.500 euros. Todas as categorias incluem ainda a atribuição de diploma e troféu, podendo o júri decidir pela entrega de menções honrosas.
A decisão dos Prémios ANAM 2026 deverá ser conhecida até 9 de outubro, ficando a cerimónia de entrega para data e local ainda a anunciar.
As candidaturas decorrem até 25 de setembro, estando o regulamento disponível no site da Associação Nacional de Assembleias Municipais.