ESPECIAL COVID-19

Abrantes inaugurou dois campos de Padel à beira do Tejo (C/ÁUDIO)

2020-09-05

O Padel é uma modalidade emergente, mas já tem cerca de 100 mil praticantes, mais de 500 campos em todo o território nacional de 154 clubes. Quando, há dez ou doze anos, se construiu um campo polidesportivo no Aquapolis norte esteve pensada a possibilidade de poderem nascer ali campos de Padel. Mas como era uma modalidade a dar os primeiros passos em Portugal a Câmara de Abrantes decidiu construir um polidesportivo.

A declaração foi feita este sábado, dia 5 de setembro, pelo presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, na inauguração dos dois campos de Padel de Abrantes. Ficam localizados junto ao polidesportivo do Aquapolis norte, junto a Barreiras do Tejo, numa zona arborizada e à beira-rio.

Para esta inauguração a autarquia convidou a Federação Portuguesa de Padel e criou, desde logo, a demonstração da modalidade para competidores e para iniciados.

Manuel Jorge Valamatos diz que esta nova modalidade vem aumentar a oferta desportiva de Abrantes no contexto regional. Havia campos de Padel em Torres Novas e era ali que alguns praticantes de Abrantes se deslocavam para fazer uns jogos.

O presidente revelou que agora os campos terão o incremento que a comunidade quiser. Podem funcionar todos os dias, até à meia-noite, pois têm iluminação, e têm um sistema de abertura e fecho de portas online. Ou, seja, pode ser “comandado à distância nas portas e na iluminação”, garantiu Manuel Jorge Valamatos.

Para já os campos terão utilização livre, havendo apenas a necessidade de um registo online, ou nos serviços de desporto da autarquia, para poder utilizar os campos. E como tanto as portas como a iluminação são automáticos podem ser geridos à distância.

É desta forma, mais livre, que a autarquia pretende dar os primeiros passos naquilo que é a divulgação desta modalidade, a partir de agora, no concelho de Abrantes.

Como é uma modalidade para jogar a pares poderá ser uma modalidade para ser praticada em família, num local aprazível e no meio do arvoredo.

O autarca vincou ainda que, dependendo daquilo que seja a utilização destes campos, pode haver a possibilidade de construção de mais alguns, noutros pontos da cidade ou do concelho.

Manuel Jorge Valamatos, presidente Câmara Municipal de Abrantes

Luís Fragoso, o vice-presidente da Federação Portuguesa de Padel, esteve presente na inauguração destes dois campos e revelou que já conhece a cidade de outras modalidades. Do triatlo, com o filho, e de jet ski, uma modalidade motorizada que pratica, para além do Padel.

Luís Fragoso manifestou a satisfação pelo crescimento da modalidade em Portugal e destacou que 40% dos praticantes são mulheres, o que quer dizer que é, ou poderá ser, uma modalidade familiar.

Quanto ao futuro manifestou esperança que estes campos permitam a divulgação do Padel e deixou o desejo de poder, daqui por um ano, ter à beira Tejo, em Abrantes, uma competição profissional.

Luís Fragoso, vice-presidente Federação Portuguesa de Padel

Paulo Sanches, o coordenador da secção de desporto escolar da Federação Portuguesa de Padel e com ligações familiares a Rossio ao Sul do Tejo esteve presente nos jogos de demonstração que se seguiram ao descerramento da placa. À Antena Livre explicou que era importante haver a formação de base, como em qualquer modalidade, a começar nas escolas. Depois o aparecimento de um clube que dinamize o Padel será um outro patamar e que poderá aproveitar, eventualmente, os valores que possam surgir das escolas.

Acima de tudo, diz Paulo Sanches, é preciso começar a praticar com um monitor para que possa aprender as regras e a técnica. E depois jogar e jogar, sempre em pares, porque o Padel é um jogo de duplas.

Paulo Sanches, coordenador escolar Federação Portuguesa de Padel

Para jogar Padel, de forma gratuita, deverá consultar a página da Câmara de Abrantes ou contactar o setor de desporto, na cidade desportiva, e marcar a utilização de um dos campos. Sé é um novato tenha atenção, não deverá comprar equipamento só por comprar. Ou, porque é mais barato ou, porque tem os de marca. Deverá perceber que tipo de calçado será o mais adequado, pois é uma modalidade em que necessita de aderência ao piso. A escolha da raquete também deverá ser tida em conta, pois há vários tipos. Por último as bolas, sendo quase iguais às de Ténis têm uma pressão mais baixa.

Manuel Jorge Valamatos experimentou a "bater" umas bolas num dos novos campos de Padel de Abrantes

Posto isto, tem bolas, raquete e companheiros? Resta agendar a marcação do campo e ir jogar.

Reportagem: Jerónimo Belo Jorge

Fotos: Taras Dudnyk

2020-09-05