O Crédito Agrícola é Parceiro Diamante do TERRA’26, encontro profissional dedicado à agricultura regenerativa que decorre nos dias 9 e 10 de setembro, numa iniciativa promovida pela Quinta da Cholda.
Inspirado no modelo internacional Groundswell, do Reino Unido, o TERRA’26 vai reunir agricultores, cooperativas, empresas, academia, retalho, especialistas e decisores públicos, tendo como temas centrais a regeneração dos solos, adaptação às alterações climáticas, sustentabilidade e resiliência económica da atividade agrícola.
Enquanto principal patrocinador, o Crédito Agrícola vai apresentar algumas das iniciativas que tem vindo a desenvolver no apoio à transição para modelos agrícolas mais sustentáveis.
Entre os destaques encontram-se os Campos de Ensaios Crédito Agrícola, numa área de cerca de 2,7 hectares, onde serão demonstradas práticas regenerativas aplicadas a diferentes sistemas produtivos. O espaço terá visitas técnicas guiadas durante os dois dias do encontro.
O Grupo participa também no programa de conferências. No dia 9 estarão em debate a agricultura e as florestas regenerativas, enquanto no dia 10 serão abordadas questões como a relação entre solo, alimentação e saúde, produção animal, viabilidade económica das explorações, futuro dos territórios rurais e atração de novas gerações para a agricultura.
No espaço do Crédito Agrícola será ainda apresentado o Programa CA AgroTransição, desenvolvido em parceria com a CONSULAI, com abertura de pré-inscrições para a segunda edição. Estão igualmente previstos momentos de apresentação de soluções de inovação, digitalização, sustentabilidade e eficiência dos sistemas produtivos.
Crédito Agrícola e CONFAGRI assinam compromisso
Outro dos momentos previstos para 9 de setembro é a assinatura de um Manifesto de Compromisso entre o Grupo Crédito Agrícola e a CONFAGRI, integrado na iniciativa Cooperativas Agrícolas 2030.
O acordo pretende reforçar a cooperação entre as duas entidades nas áreas da competitividade, inovação, sustentabilidade e resiliência do setor cooperativo agrícola português.
Durante o TERRA’26 será igualmente realizada uma auscultação aos participantes para recolher ideias sobre os principais desafios e oportunidades das cooperativas agrícolas. Os contributos deverão posteriormente ser utilizados na construção da estratégia Cooperativas 2030.
Com a participação no TERRA’26, o Crédito Agrícola pretende reforçar a aposta no acompanhamento de agricultores, cooperativas e empresas na adaptação a modelos de produção mais sustentáveis e resilientes.