Depois de ter efetuado obras de beneficiação, em termos energéticos, nas escolas do 1.º ciclo do concelho, a Câmara de Abrantes prepara-se para uma intervenção de fundo na Escola Básica D. Miguel de Almeida. São muitos os relatos nas redes sociais a denunciar a falta de condições em termos de conforto nas salas de aula desta escola, quer no verão, com o calor, quer no inverno, à conta do frio.
Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, confirmou à Antena Livre que vão avançar com o projeto e procurar financiamento para esta obra.
“Mais uma vez aqui, não se consegue fazer tudo em todo lado ao mesmo tempo”, começou por dizer o presidente que lembrou que “a Escola D. Miguel de Almeida, há meia dúzia de anos, teve uma intervenção muito robusta e ganhou competências e uma nova vida num conjunto de equipamentos que foram melhorados de forma significativa. Falo do pavilhão desportivo, mas falo também dos auditórios”. Contudo, o autarca admitiu que “é uma escola que tem uma linguagem urbanística de edificado muito específica que, em função de novos tempos, já percebemos que estas questões, quer da eficiência energética, quer do conforto térmico, são questões muito presentes”.
As alterações climáticas vieram agudizar os problemas sentidos na escola e, como lembrou Manuel Jorge Valamatos, “eu fui aluno e fui professor naquela escola e nunca sentimos a necessidade deste conforto térmico tanto como os últimos anos o têm exigido”. Declarou que “isso também com as outras escolas do primeiro ciclo e do pré-escolar, escolas que foram feitas recentemente e que agora estamos a melhorar do ponto de vista térmico e do ponto de vista da eficiência energética. É isso que vamos ter que fazer na Miguel de Almeida”. No entanto, as dificuldades surgem porque “a Miguel de Almeida não é uma sala nem duas, são muitas salas e estamos a falar de polivalentes e sala de professores. Uma intervenção muito grande tem que ser feita”. Manuel Jorge Valamatos confirmou depois que “estamos a iniciar o processo para ter um projeto capaz de responder aos dias de hoje e que possa também merecer o financiamento europeu, é nisso que estamos a trabalhar”.
É, portanto, “uma intervenção de muitos milhares de euros, ao exemplo daquilo que fizemos na Escola de Alvega e na Escola Otávio Eduardo Ferreira. Tínhamos planeado esta intervenção agora para a D. Miguel de Almeida, sendo que vamos estando sempre atentos às outras escolas e às necessidades. Mas na verdade, o que está agora no ângulo de visão para os próximos tempos e de grande intervenção é a Escola D. Miguel de Almeida”, reconheceu o presidente.
Creche Municipal abre no dia 3 de outubro e ainda tem vagas
A Creche Municipal de Abrantes irá ser inaugurada no dia 3 de outubro, se não houver percalços. Está tudo pronto, ”Estamos a ultimar e queremos acreditar que vamos mesmo fazer esta inauguração no dia 3 de outubro e que no dia 6 a creche possa aparecer para reagir a uma comunidade inteira que há muito que espera este apoio importantíssimo, sobretudo para os casais jovens com filhos que não têm onde os deixar”.
Estão a acertar-se os últimos preparativos por parte da IPSS que ficou responsável por gerir o processo, o Centro Infantil João De Deus de Abrantes, que receberá as primeiras crianças no dia 6 de outubro. “A instituição que ficou com a gestão e com a operacionalidade da creche, está a ultimar junto da Segurança Social, para que possa entrar em funcionamento”, confirmou o presidente.
Manuel Jorge Valamatos lembrou que é uma creche para 107 crianças e, relativamente às inscrições, “acredito que a procura será muito grande”. Por outro lado, admitiu que “o resultado dessa procura nos levará a compreender aquilo que são os passos seguintes e a possibilidade de pensarmos noutros lugares e noutras situações para continuar a fazer mais creches municipais”.
A Antena Livre sabe que, na passada semana, eram 70 as crianças inscritas na nova creche municipal. Também o Centro Infantil João De Deus de Abrantes publicou nas redes sociais que a creche em Abrantes ainda dispõe de vagas.