Antena Livre
Deseja receber notificações?

Depressão Kristin: Norte do concelho de Abrantes ainda tem vários constrangimentos (c/áudio)

30/01/2026 às 21:31

A zona norte de Abrantes ainda tem diversos constrangimentos causados pela Depressão Kristin, que afetou Portugal na madrugada de quarta-feira.

Desta forma, esta sexta-feira, ao final da tardem realizou-se uma reunião de análise e ponto de situação sobre todas as ocorrências.

A reunião, convocada pelo presidente da Câmara Municipal e responsável pela Proteção Civil no território concelhio, com a presença dos vereadores das áreas com intervenção no terreno, a que se o coordenador Municipal da Proteção Civil, o comandante dos Bombeiros, Juntas de Freguesia, bem como GNR, PSP, Associação de Agricultores, Serviços Municipalizados, Associação Comercial e Empresarial (ACE) e Nersant.

Nesta reunião todas as entidades fizeram o ponto de situação setorial, no sentido de aferir a situação real do concelho.

Segundo o Município de Abrantes subsistem ainda algumas localidades sem fornecimento de energia elétrica, situação que condiciona também o abastecimento de água. Estão, no entanto, a ser desenvolvidos todos os esforços para que estas situações sejam resolvidas com a maior brevidade possível em contacto direto e permanente com a E-Redes.

Em declarações à Antena Livre o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, explicou a reunião que teve na manhã desta sexta-feira com outros 40 autarcas das regiões mais afetadas com o ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

O autarca de Abrantes fez também um ponto de situação do concelho.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Nesta reunião de Abrantes foi ainda referido que na sequência do Conselho de Ministros ter decretado o Estado de Calamidade, serão disponibilizados formulários específicos para identificar e quantificar todos os danos ocorridos. Os cidadãos deverão proceder ao preenchimento desses formulários junto da respetiva Junta de Freguesia. As empresas deverão fazê-lo em articulação com a ACE – Associação Comercial e Empresarial de Abrantes e a NERSANT, junto da Divisão de Desenvolvimento Económico.

Foi ainda feito um apelo a todas as entidades para que, junto das comunidades, colaborem na resolução das situações mais urgentes, promovendo a sensibilização e o envolvimento de todos, num espírito de entreajuda e cidadania ativa.

O Município informou que vai continuar a acompanhar a evolução da situação.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - janeiro 2026
Jornal de Abrantes - janeiro 2026
PUB