Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Nova ESTA viu Fundo de Transição Justa aprovar candidatura na ordem dos 6ME

18/07/2025 às 17:01

Na reunião do Executivo da Câmara de Abrantes, realizada esta sexta-feira, dia 18 de julho, o presidente do Município anunciou que a candidatura apresentada ao Fundo de Transição Justa para a construção da nova Escola Superior de Tecnologia de Abrantes foi aprovada.

Manuel Jorge Valamatos explicou depois à Antena Livre que “a obra, vamos começar a vê-la em breve, porque hoje também na reunião de Câmara aprovámos a adjudicação à empresa que ganhou o concurso, para uma obra que vai ficar na ordem dos 8 milhões de euros”. O autarca falou de “um grande investimento” e confirmou “que ontem foi aprovado no âmbito da CCDR e do Fundo de Transição Justa, 6 milhões de euros para esta fase, para a Escola Superior de Tecnologia, acreditando nós que depois em fases de recandidaturas, em fase de reformulação da própria candidatura, consigamos mais financiamento para esta escola”.

Questionado se a nova ESTA poderá vir a ser totalmente financiada, Manuel Jorge Valamatos disse que “totalmente, será um objetivo muito difícil” mas acredita que terá uma percentagem “muito significativa, que ultrapasse os 85%”.

“O município tem esta aposta da valorização de uma escola que neste momento tem capacidade para 400 alunos e estamos a fazer uma escola nova para 1000 alunos. O ensino superior é, decisivamente, um aspeto muito relevante para Abrantes e para todo o território, e nós acreditamos que é um grande investimento. Portanto, há uma parte deste investimento que o Município terá sempre que suportar. Acreditamos que o Instituto Politécnico do Tomar, que está a acompanhar todo este processo, também vai fazer algum investimento, sobretudo nos equipamentos. Portanto, o importante é esta notícia de que, primeiro foi adjudicada a obra a uma empresa, tivemos várias empresas a concorrer, a obra foi adjudicada, vai iniciar-se e nos próximos dias anunciaremos essa boa notícia”, assegurou o presidente da Câmara de Abrantes.

Quanto ao início da obra propriamente dita, Manuel Jorge Valamatos informou que “do ponto de vista processual ainda há alguns passos a cumprir, mas eu julgo que até ao final do verão, ou melhor, até ao final, se calhar, deste mandato autárquico - vai dar mais ou menos ao mesmo - vamos ter a obra a avançar”.

 

Residência de Estudantes também avança

Em complementaridade com a obra da nova ESTA no Tagusvalley, foi adjudicada também a “Adaptação do Edifício para Instalação da Residência de Estudantes de Abrantes” na reunião desta manhã.

Trata-se da recuperação da antiga residência do liceu para a residência de estudantes. “Sim, porque tudo isto está interligado, tudo isto se cruza, tem a ver com um planeamento, com uma visão estratégica. Vamos também iniciar a obra deste antigo edifício junto ao liceu, que há dezenas de anos que está devoluto e a criar outros problemas sociais, e vamos fazer um grande investimento, criando cerca de 55 camas para alunos universitários, com todas as condições de cozinha, de sala de apoio...”, comunicou o autarca.

Ficando a residência estudantil alojada no 1.º andar do edifício, “o andar de baixo, no piso térreo, vai servir a escola Dr. Manuel Fernandes. Vamos ficar com salas apetrechadas, sobretudo para o ensino da música, para as artes, para a dança, e vai ser um complemento significativo estrutural para a escola e para o seu projeto educativo, que é absolutamente extraordinário”.

Uma obra que também irá iniciar-se muito em breve pois, como informou Manuel Jorge Valamatos, “essa obra tem que cumprir um calendário muito apertado relativamente ao PRR. São fundos comunitários diferentes. Na Escola Superior de Tecnologia é o Fundo de Transição Justa, que é um fundo específico para Abrantes e para o Médio Tejo, e aqui estamos a falar de PRR, é outra candidatura mas ambas têm a ver com esta visão global do território”, disse.

Para o presidente da Câmara de Abrantes, “é importante termos a Escola Superior de Tecnologia, mas também é importante criarmos condições para fixar cá alunos e mobilizar alunos para esta escola. Ter aqui mais 55 camas para um ensino superior é absolutamente decisivo e importante, nesta linguagem comum de uma visão global de matérias que dizem respeito ao nosso desenvolvimento”.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
Palavras chave:
Abrantes ESTA FTJ
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2025
Jornal de Abrantes - julho 2025
PUB