Na presença de José Luís Carneiro, secretário-geral do Partido Socialista, foram apresentadas publicamente as listas candidatas do PS aos órgãos autárquicos de Vila Nova da Barquinha.
O candidato do PS à Câmara é Manuel Mourato, de 57 anos, perito forense. Mas quem abriu a sessão, que teve lugar no Centro Cultural na noite de dia 10 de setembro, foi o mandatário da candidatura. Fernando Freire ainda é o atual presidente da Câmara Municipal, que vai cessar funções devido à limitação de mandatos.
“Foi um privilégio ser autarca neste concelho durante 12 anos, mais quatro como vereador, foram16, mas é um privilégio, de facto, sentir que cumpri a missão”, começou por dizer. Referindo que “95% daquilo que prometemos foi executado”, Fernando Freire afirmou que “somos homens de palavra” e que “fizemos ainda muito mais”.
“Crescemos, fomos próximos do cidadão, de todas as pessoas, e na política é fundamental esta questão de proximidade, esta questão de carinho, esta questão do atendimento, esta questão da envolvência, de sermos solidários uns com os outros, de resolver os problemas das pessoas”, disse o mandatário.
Fernando Freire fez depois um balanço do trabalho dos últimos anos. “Primeiro, a Loja do Cidadão. Há 15 anos, fomos os primeiros no Médio Tejo, na altura ainda com o presidente Miguel Pombeiro. (…) Depois também, algumas conquistas que conseguimos, nomeadamente a questão do Comando Sub-regional. Vamos ver o que é que isto vai dar, mas há projetos para o Comando, há também projetos para expandir, nomeadamente a base logística do Médio Tejo. Temos coisas novas no nosso território. Depois a questão do saneamento, naquilo que ninguém vê, em que temos 95% de saneamento básico. Temos também a questão da cultura, alguns não querem que se fale de cultura. Em Vila Nova Barquinha vamos falar de cultura, vamos falar do Parque de Esculturas, vamos criar mais esculturas no Parque, vamos privilegiar este contacto permanente que temos com a Fundação EDP. Sim, cultura é cidadania, cultura é bem-estar, é com a cultura que vamos muito mais além. Por outro lado, há também a questão da zona industrial, onde foram completamente vendidos todos os lotes durante este mandato. Esperemos que aqui o Manuel Mourato, com determinação e empenho de certeza, e também com a minha ajuda, vamos duplicar a zona industrial”, enunciou Fernando Freire. O ainda presidente do Município lembrou que o concelho recebeu, “só em termos industriais”, 30 milhões de euros do Fundo de Transição Justa.
E a educação. “Ser uma referência nacional na educação, é um privilégio. (…) 1.231 alunos, com uma população de 7.700 habitantes. Devíamos ter 700 e pouco, temos 1.231”. No turismo, “Caminhos de Santiago, Almourol, Trilho Panorâmico do Tejo, Centro Interativo das Tropas Paraquedistas, Igreja da Atalaia…”
Fernando Freire recordou ainda momentos em que o Município “esteve ao lado das populações”, como a luta pelo rio Tejo e as portagens na A23.
Do candidato Manuel Mourato, falou da honestidade da equipa e garantiu a Manuel Mourato que continuará por perto, para ajudar.
“O Manel tem uma boa equipa, (…) temos excelentes pessoas, pessoas dedicadas, pessoas empenhadas, pessoas próximas e pessoas honestas. Eu vim para a política já era reformado. O Manuel Mourato é agente da Polícia Judiciária, não precisa de estar na política. Vem oferecer os seus préstimos, o seu conhecimento para que a Barquinha seja melhor, para que as populações tenham mais qualidade de vida e, de facto, vivam e sintam os territórios. No fundo, praticar uma justiça distributiva. Por isso, Manel, tens o nosso apoio. Eu vou-me embora, mas fico cá para te ajudar, não é para me manter ao teu serviço, é para te ajudar com todo gosto, porque a Barquinha merece”.
Hugo Costa, presidente da Federação Distrital de Santarém do PS, disse que o PS vai continuar a governar a Barquinha devido ao bom trabalho demonstrado ao longo dos anos. Afirmou ainda que o concelho de Vila Nova da Barquinha é um exemplo em todas as áreas.
“Na área ambiental, basta ver esta requalificação aqui da Zona Ribeirinha, na área cultural, na área do património, na área desportiva, na área da qualidade de vida… o concelho de Vila Nova da Barquinha, também na área empresarial, é um bom exemplo de dinamismo empresarial e capacidade de resposta empresarial. Também a qualidade de vida que dá aos seus habitantes, a capacidade que têm de estar sempre na frente da cultura, de aproveitar a lógica templária e a história que o concelho tem, a capacidade de dar-se sempre na frente com respostas até em novas provas desportivas que eu sei que têm feito. Isso é um exemplo que Vila Nova da Barquinha tem e é um exemplo que deve ser reconhecido por toda a gente”, afirmou o presidente da Federação Distrital de Santarém do PS.
António Ribeiro é o candidato a continuar a liderar a Assembleia Municipal. Disse que “o mais difícil na política e na vida é fazer o que se diz” e não deixou de lembrar que num órgão fiscalizador como é a Assembleia, há que saber negociar com todos. Mas começou com um recado a Fernando Freire: “Caro Dr. Fernando Freire, pode ficar tranquilo, porque o nosso candidato, Manuel Morato, vai com toda a certeza, com as suas qualidades humanas, com a sua competência e com a sua capacidade de realização, vai continuar o extraordinário trabalho que o meu amigo fez, porque como barquinhense, vou-lhe ficar eternamente grato. A política tem que ser isto, tem que ser a política de verdade, de sentimento, de vestir a camisola. A política é isto e assim vamos longe, se tivermos esta postura, esta coerência, esta amizade, a competência, a experiência, a dedicação ao próximo, funciona”.
Apresentou-se depois e disse ao que vinha: “Chamo-me António Ribeiro, encabeço a lista de candidatos à Assembleia Municipal pelo Partido Socialista, e aceitei este desafio porque acredito no nosso projeto, na nossa equipa, mas sobretudo no futuro da nossa terra. Dar continuidade ao trabalho que foi realizado até aqui. A Assembleia Municipal não está muitas vezes no centro das atenções, mas por ser o órgão representativo e deliberativo, deve estar. Tem um papel relevante, fiscaliza, debate, dá orientações e legitima as grandes decisões ao nível autárquico, é para isso que serve a Assembleia Municipal. E foi assim antes, e vai continuar a ser desta maneira, para fazer um trabalho, que é isso que se pede a uma Assembleia Municipal. Hoje apresentamos a lista com o mesmo espírito de missão, dar continuidade e melhorar o trabalho iniciado, reforçar a confiança dos cidadãos na Assembleia Municipal, um órgão de missão essencial. Assegurar que cada decisão tomada, contribua para o desenvolvimento sustentável, equilibrado e justo da nossa terra.
Depois subiu ao palco o secretário-geral do Partido Socialista. José Luís Carneiro destacou as prioridades para um concelho como Vila Nova da Barquinha e elogiou o trajeto pessoal e profissional de Manuel Mourato de quem disse ser uma garantia de futuro. “Encontramo-nos aqui para desejar as maiores felicidades ao nosso candidato, ao Manuel Mourato, que é um cidadão que só podendo ser exemplar, poderia desempenhar as funções profissionais de cidadania, especialmente comprometida com o Estado de Direito, e que é para nós também uma nova garantia num novo futuro. Um novo futuro que naturalmente tem orgulho no passado, que foi construído com todas e com todos, mas que agora aspira a fazer ainda melhor, a fazer ainda mais, com uma nova vontade, com uma nova força, com uma nova determinação, suportado no pluralismo político que se reflete na Assembleia Municipal, liderada por alguém que, como aqui foi possível vislumbrar, sabe bem aquela que é a importante função do órgão mais plural do município, a Assembleia Municipal. Mas é agora ao Manuel Mourato que cumpre assumir a responsabilidade em relação ao futuro, e falo por aquilo que sei, com aquelas que são as prioridades adequadas ao município como aquele em que vós tendes a honra e a dignidade de viver as vossas vidas”.
José Luís Carneiro falou da educação como “o grande esteio do seu processo de desenvolvimento. Não há espaço mais importante, não há território mais relevante para a qualificação das pessoas e para a assunção da sua igual dignidade do que é o território da educação. Mas também há a aposta na saúde, a importância da saúde e, particularmente, dos cuidados primários de saúde como o esteio vital da sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde. Mas há um outro, e uma outra prioridade que é também uma das nossas prioridades em termos do futuro do nosso país. Uma economia capaz de criar mais oportunidades de emprego”, disse.
O discurso final estava guardado para o candidato à Câmara de Vila Nova da Barquinha. Manuel Mourato subiu ao púlpito e agradeceu a “moldura humana que tenho à minha frente”. Disse que assume a candidatura “com enorme sentido de responsabilidade” e com a missão de servir todos. “É por isso que estou aqui, não por vaidade ou por ambição pessoal, não por demagogias ou populismos, mas com o sentido de servir, porque ser autarca é estar ao serviço de todos e eu estarei aqui ao serviço de todos, mesmo daqueles que não votarem em mim”.
Destacou o facto de Vila Nova da Barquinha ser “um dos únicos concelhos da região interior que não perdeu população, antes pelo contrário” e lembrou que “as pessoas gostam de viver onde há qualidade de vida e, portanto, qualidade de vida é aquilo que quem nos procura para fixar a sua habitação tem mais em conta”.
Manuel Mourato enumerou alguns compromissos chave que pretende assumir e garantiu “respostas eficazes na saúde, na educação, no apoio aos mais desfavorecidos, no apoio à juventude, aos nossos jovens, sobretudo os jovens casais que vieram fixar residência no nosso concelho nos últimos tempos”.
“Investir na educação, com especial enfoque nos alunos do nosso concelho, porque nenhuma terra cresce sem dar prioridade ao conhecimento e à educação como pilar do futuro. E devemos dar futuro aos nossos concidadãos, apostar na saúde como um fator primordial do futuro, apoiando e incentivando a fixação de médicos no nosso concelho. Esta tem sido uma prioridade deste Executivo e que iremos continuar. Dinamizar a nossa economia local, apoiando os empresários, como já tem sido apanágio do atual Executivo, e os comerciantes, atraindo novos investimentos, apostando numa expansão da zona industrial, com a criação de uma segunda zona em espelho da atual, também num segundo ninho de empresas e ainda num hub empresarial. (…) Apostar na juventude. Temos que chamar os jovens à decisão política, às decisões da vida pública, porque os jovens são aqueles que têm o futuro nas mãos e ninguém é melhor do que eles para saberem aquilo que eles querem e que nós todos queremos. Cuidar do ambiente, com uma aposta clara na eficiência energética, na mobilidade sustentável, na proteção dos nossos recursos naturais, especialmente dos nossos rios, do Tejo e do Zêzere. Apostar no turismo, na arte e na cultura. (…) Graças ao grande desenvolvimento da arte e da cultura no nosso concelho, houve uma forte regeneração urbana”, comunicou o candidato socialista.
A sessão, que teve lugar no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, terminou com todos os candidatos em palco. Manuel Mourato lidera a lista à Câmara, António Ribeiro candidata-se à liderança da Assembleia Municipal.
Às juntas de freguesia, o PS da Barquinha aposta em José Luís Coelho na Atalaia, em José Augusto Pimenta na Praia do Ribatejo, em Nuno Miguel Homem em Tacos e, para a junta de Freguesia de Vila Nova da Barquinha o escolhido é António Costa.
Fotos: Antena Livre e PS Barquinha
Galeria de Imagens