“Algo inédito e que nunca foi feito”. Foi desta forma que os organizadores das provas de Agility descreveram o que se passou em Abrantes.
A Cidade Desportiva acolheu o maior evento de Agility alguma vez realizado em Portugal, um dos desportos caninos mais populares do mundo. Entre os dias 10 e 27 de julho, os melhores cães do mundo marcaram presença para a realização de provas de perícia, obediência, rapidez e agilidade através de vários obstáculos. Cerca de 2.000 cães concorrentes e mais de 6.000 acompanhantes, oriundos de 41 países, estiveram neste super evento.
A primeira prova foi o Campeonato do Mundo de Agility Júnior e Sénior (JOAWC), que decorreu entre os dias 10 e 13 de jullho. Posteriormente, deu-se o Open Europeu (EO) entre os dias 17 e 20 de julho, finalizando com o Campeonato do Mundo monorraça do Border Collie (BCC), de dia 24 a 27 de julho, data em que o evento terminou.
Nestas provas de Agility, os concorrentes não conhecem o percurso a fazer, pois o mesmo é definido pelo juiz, que o abre aos concorrentes antes da prova, durante oito minutos, de forma a decorarem o circuito e verem qual a melhor forma de conduzir o cão. Neste desporto, guia e cão agem de forma perfeitamente coordenada numa comunicação perfeita que envolve palavras, gestos e atitude corporal, comunicação essa que é treinada ao logo dos anos.
O Jornal de Abrantes esteve ainda na abertura e no desfile de apresentação do Open Europeu de Agility para perceber, junto da organização, o impacto económico e turístico que este evento teve na região. A organização disse que as receitas poderiam chegar aos 10 milhões de euros e acrescentou ainda que todos os alojamentos em Abrantes estiveram lotados, bem como alojamentos entre Fátima e Ponte de Sôr. À conversa com algumas das equipas, como Portugal e Uruguai, percebeu-se que foram muito bem recebidos e que gostaram muito da cidade de Abrantes, bem como de visitá-la.
Texto de Rúben Filipe
Fotoreportagem do campeonato de Border Collie de Hugo Malaínho
Galeria de Imagens