ESPECIAL COVID-19

Alferrarede: Chamaconta assinalou 40.º aniversário (C/ÁUDIO)

2021-04-23

A 22 de Abril de 1981 António Lopes criou uma pequena empresa de contabilidade a que deu o nome de Chamaconta. Dois anos depois abriu uma pequena loja no largo do Cineteatro de Alferrarede.
Foi assim que começou um “negócio” que assinalou 40 anos nesta quinta-feira e que foi fazendo ajustes ao longo dos anos para fazer as adaptações decorrentes das mudanças de hábitos.

Zélia Lopes é a mulher que está ao leme da empresa que continua de portas abertas como papelaria e ponto de correios e que esta quinta-feira quis assinalar a efeméride. Entre o bolo de aniversário, a presença de alguns parceiros da empresa, autarcas e o pároco de Alferrarede. E na cerimónia, entre os clientes que iam passando pela loja a tratar das suas vidas houve tempo para a sua mãe poder dar a conhecer uns licores caseiros para acompanhar o bolo de aniversário. É que foram os pais que começaram com esta empresa.

Zélia Lopes relembrou alguns passos, desde o início com a contabilidade passando pela novidade de ter sido a primeira loja de informática de Abrantes. “No tempo em que surgiram os computadores Spectrum o meu pai teve essa visão e fomos a primeira loja de informática de Abrantes”, explicou Zélia Lopes que depois revelou a divisão dos negócios. A contabilidade autonomizou-se com a criação da Abranfiscal e a Chamaconta manteve o nome, mas mudou-se para um espaço junto à farmácia Silva Tavares, tendo depois subido aos Plátanos e, mais tarde, para o local onde se encontra hoje, no Largo do Comércio.

Zélia Lopes destacou ainda as mudanças e adaptações no caminho da Chamaconta, quando deixou a parte informática e quando passou a assumir o ponto dos correios.

Com uma equipa pequena, a empresária apontou o João e o Nelson como os colaboradores de sempre que ajudam a “levar o barco” na navegação nestes tempos, desde que assumiu o negócio, há 15 anos. “Estamos unidos desde o primeiro momento”, afirmou a empresária.

Zélia Lopes, empresária

A equipa da chamaconta

Nesta cerimónia, que contou com a presença dos presidentes da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, e da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, Bruno Tomás, a empresária fez questão de agradecer aos parceiros, mas também a todos os clientes que ajudam a fazer o caminho que começou em 1981.

Bruno Tomás deixou uma palavra a esta empresária a todos, manifestando “a admiração por estes empresários que têm resistido a tempos difíceis”.

Já o presidente da Câmara Municipal, Manuel Jorge Valamatos, disse que têm “tentado captar investimentos de fora do concelho, mas temos que continuar a dar importância aos nossos investidores locais”, desejando as maiores felicidades a esta empresa que assinala 40 anos de existência.

Zélia Lopes agradecendo à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia a proximidade e apoio que tem recebido ao longo destes anos.

 

2021-04-23