Antena Livre
Deseja receber notificações?

Mau Tempo: Caudais do Tejo estáveis e EN 2 (Espinhaço de Cão) reabriu ao trânsito

12/02/2026 às 20:03

Os caudais do Rio Tejo devem manter-se estáveis durante a noite e madrugada. É pelo menos essa a informação que a Agência Portuguesa do Ambiente indicou à Proteção Civil, apesar de estar prevista uma noite de muita chuva e ventos de 80 kms/hora em quase todo o território nacional, por influência da Depressão Oriana que não vaio afetar diretamente o nosso país.

Hoje os caudais do Tejo estiveram abaixo dos níveis registados na semana passada, tal como foi indicado logo pela manhã pelo presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil e presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos.

De acordo com a Proteção Civil sub-regional as descargas das barragens do Fratel e Pracana, às 18 horas, eram de 3.755 m3/s e 178 m3/s, respetivamente.

No Almourol o caudal a esta mesma hora, 18h, era de 6.018 m3/s, pois às barragens do Tejo juntam-se 1.025 m3/s do Castelo de Bode e ainda 92,2 m3/s do Nabão, segundo a estação hidrométrica do Agroal.

Em Abrantes há outra boa notícia que é a reabertura do troço da EN 2, entre a Rotunda das Oliveiras e a Av. Francisco Sá Carneiro (Ciclo). Depois da derrocada de terça-feira a IP manteve equipas a remover os detritos e as terras que desabaram sobre a via e a mesma foi reaberta ao início da noite.

Encerradas ao trânsito continuam a EN118 entre Rossio ao Sul do Tejo e Tramagal e a EN118, entre Rossio ao Sul do Tejo e Pego, devido à estrada submersa, sendo possível, no entanto, circular com precaução pela Estrada do Serrado (Coalhos) e Cabrito.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2026
Jornal de Abrantes - fevereiro 2026
PUB