Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Abrantes: Delícias da Quintinha abre loja 2 no centro histórico (c/áudio)

3/05/2023 às 17:08

As “Delícias da Quintinha” é uma empresa de dois abrantinos e que começou há quatro anos com aposta na venda de produtos frescos. Ou seja, é uma frutaria que junta legumes e mais alguns produtos.

Começou há 4 anos na Avenida Europa e agora os empresários avançaram para o centro histórico de Abrantes, para a rua Alexandre Herculano.

A abertura aconteceu na tarde desta terça-feira, 2 de maio, com a presença do presidente da Câmara de Abrantes. Manuel Jorge Valamatos apadrinhou a ideia dos empresários poderem alargar para o centro histórico, o que foi concretizado. E foi o autarca a abrir a porta da nova loja.

Manuel Jorge Valamatos deixou nota de que o Centro Histórico deve ser reforçado e ter mais dinamismo dando o exemplo de novos negócios a abrir portas no centro histórico. “Acreditamos que os centros históricos têm que estar vivenciados, têm de estar dinâmicos”, afirmou o autarca que disse ser cliente habitual do comércio tradicional.

Depois deixou uma mensagem aos empresários: “tenho muito orgulho naquilo que fazem, são bons profissionais. Têm uma loja extraordinária, têm gente boa a trabalhar, têm uma família que vos apoia e virem para aqui reabilitar uma loja muito simpática na vida do centro histórico, agora façamos aquilo que tem de ser feito que é vir fazer compras.”

O presidente da Câmara deixou ainda uma outra mensagem para pessoas que “dizem mal do centro histórico, mas depois não o utilizam, não vêm cá fazer compras.”

 

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Sandra e António Lopes começaram com o negócio dos frescos no mercado diário de Abrantes. Depois, há 4 anos, resolveram avançar para outro desafio, na avenida Europa, com a abertura de uma frutaria. E o projeto correu bem.

António Lopes disse que tinham um sonho de ter uma segunda loja, mas sem nada definido. Depois, no final do ano, com o fecho da ”Merceneta” pensei sozinho nesta possibilidade. “Mas nem falei com a Sandra sobre isto.”

Entretanto, contou que foi ouvindo muitas pessoas a dizer ser uma pena aquele espaço estar fechado e falou com a mulher. Depois falou com o senhorio e “aluguei a loja sem entrar lá dentro.” E a explicação para esta decisão é muito simples. António Lopes explicou: “Somos os dois naturais de Abrantes. Ouvimos, com mágoa, as pessoas dizerem mal do centro histórico e entendemos que devemos dar um bocadinho de vida à cidade que nos viu nascer e crescer. Daí pensar nesta loja. Pensamos que é uma aposta boa.”

António Lopes indicou que vão manter a loja original, sem descurar esta nova. O certo é que dois espaços dá mais escala, dá mais dimensão e nome à empresa. Para já a empresa criou mais um posto de trabalho.

Já Sandra Lopes explicou que para além da fruta e legumes dos pequenos produtores da região, a “Delícias da Quintinha” vai ter vinhos, enchidos, mel e alguns doces. Por outro lado, acrescenta ainda alguns produtos mais virados para o turismo e adiantou que o tempo “vai ditar aquilo que podemos acrescentar mais.”

António Lopes disse que o projeto começou com uma brincadeira. “Uma fotografia publicada no Facebook e (...) deu neste projeto, com esta dimensão.”

O empresário vincou que a brincadeira tornou-se séria. “Começámos com produtos só nossos, depois acrescentamos outros pequenos produtores locais, mais da nossa dimensão.”

Sandra acrescenta “temos alguns velhotes que já nos procuram para vender os produtos. Assim tentamos ajudar-nos uns aos outros.”

António e Sandra Lopes, proprietários "Delícias da Quintinha"

A loja 2 da “Delícias da Quintinha” abriu portas no centro histórico de Abrantes, na rua Alexandre Herculano. Vai ter como horário os períodos das 09:00 às 13:00 e das 14:30 às 18:00 de semana e aos sábados das 09:00 às 13:00.

Galeria de Imagens

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
PUB