O Politécnico de Tomar celebra o Dia Internacional da Pessoa com deficiência, no dia 3 de dezembro, com a ação de sensibilização “Educação para todos”, dinamizada pela Associação Portuguesa de Neuromusculares, que decorrerá pelas 14h00, no auditório Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim, no campus em Tomar.
O projeto “Educação para Todos”, lançado pela Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN), visa promover a inclusão de alunos com deficiência no seu ambiente escolar. Com tema centrado nos “Direitos Humanos e na Educação Inclusiva”, este projeto procura promover uma escola mais acessível, igualitária e livre de barreiras, garantindo que todos os jovens tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem e participação.
O projeto, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P. para o ano de 2025, surge como resposta aos desafios persistentes na implementação da educação inclusiva, tais como Barreiras físicas, que dificultam o acesso e a mobilidade nas escolas; Barreiras atitudinais, relacionadas com preconceitos e falta de informação sobre a deficiência; Recursos insuficientes, nomeadamente falta de formação especializada e apoio individualizado.
A ação de sensibilização “Educação para todos”, é dirigida a docentes, auxiliares, técnicos, estudantes, encarregados de educação e a todos/as aqueles/as com interesse na temática, com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades e combater estereótipos sobre a deficiência; Criar um espaço de partilha e reflexão sobre os desafios e soluções para a inclusão; Capacitar a comunidade educativa para adotar práticas mais inclusivas e acessíveis; Envolver as próprias pessoas com deficiência, dando-lhes voz na construção de uma escola mais equitativa.
A ação incluirá dinâmicas interativas e momentos de debate, permitindo que os participantes compreendam, na prática, o impacto das barreiras existentes e as estratégias para superá-las.
Paralelamente, os participantes terão a oportunidade de conhecer um conjunto de Tecnologias de Assistência e Reabilitação para Pessoas com Limitações Motoras e Neurofuncionais, através de vídeos demonstrativos de sistemas desenvolvidos no Politécnico de Tomar sob a coordenação do professor Gabriel Pires. Estas soluções resultam de vários projetos de investigação e desenvolvimento desenvolvidos ao longo dos últimos anos, incluindo iniciativas em curso, como o projeto BCI4ALL, financiado pela FCT/COMPETE, enquadrados no Laboratório de I&D “Vida Assistida por Ambientes Inteligentes” do IPT, focado em tecnologias que promovem a autonomia e a qualidade de vida de pessoas idosas e de pessoas com deficiência.
Estas iniciativas enquadram-se no âmbito do Plano de Igualdade de Género, Diversidade e Inclusão 2025-2028 do IPT, que pode ser consultado em http://www.diversidadeinclusao.ipt.pt/.
A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória através do link https://forms.office.com/e/t81j7dbjJF.
Todos os participantes inscritos terão direito a certificado de participação.