Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Constância: Quatro equipas universitárias portuguesas finalistas no concurso aeroespacial EuRoc

29/09/2025 às 16:52

Quatro equipas portuguesas são finalistas do EuRoC – European Rocketry Challenge, organizado pela Agência Espacial Portuguesa (AEP), que regressa a Constância (Santarém) entre 09 e 15 de outubro, numa competição que junta 28 equipas universitárias, de 16 países.

Segundo um comunicado da organização, as equipas universitárias vão tentar “demonstrar competências avançadas em engenharia com projetos de lançamento de foguetes (rockets) que combinam inovação, rigor técnico e ambição”.

A sexta edição do EuRoC contará com a maior participação portuguesa de sempre, com quatro equipas finalistas: Fénix Rocket Team, North Space, Porto Space Team e Rocketry Experiment Division (RED, IST).

A organização refere que “o crescimento consolidado da participação de equipas portuguesas reflete a aposta crescente do país na formação de engenheiros espaciais e o dinamismo da indústria em torno deste setor estratégico”, acrescentando que empresas de referência do setor espacial nacional, como a Tekever e a Omnidea, patrocinadoras da competição, já recrutaram jovens engenheiros que participaram em edições anteriores, “confirmando o papel do EuRoC como ponte entre talento académico e indústria de ponta”.

Desde a criação da Agência Espacial Portuguesa, em 2019, a oferta formativa no ensino superior em Engenharia Aeroespacial cresceu de uma para cinco licenciaturas - do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, para as Universidades de Aveiro, Minho, Porto e, já este ano, na Universidade de Évora, adianta, referindo que esta expansão geográfica do ensino se consolidou como uma verdadeira “fábrica de talentos”, com elevada empregabilidade e projeção em empresas nacionais e internacionais.

Segundo a organização, a edição deste ano evidencia ainda uma “evolução técnica significativa”, tendo realçado o facto de 24 projetos com motores SRAD (Student Researched and Developed) se apresentarem a concurso, incluindo 10 híbridos e 11 líquidos, “o maior número de sempre”.

Dez das equipas participantes irão ainda enfrentar o objetivo mais exigente da competição, que passa por alcançar os 9.000 metros de altitude, feito que cada vez mais equipas têm conseguido alcançar, ao longo das seis edições do EuRoC.

O evento, com os lançamentos dos foguetes a terem lugar no Campo Militar de Santa Margarida, contará com o paddock instalado no Pavilhão Desportivo Municipal de Constância, “reforçando a ligação do concelho à maior competição universitária de conceção e lançamento de foguetes da Europa”, conclui a nota informativa.

Este ano, a startup britânica Cambridge Aerospace associou-se ao EuRoC com o objetivo de captar recursos humanos qualificados, aproveitando o palco internacional que a competição oferece e uma audiência de mais de 600 estudantes europeus.

A Agência Espacial Portuguesa considera que o desenvolvimento do porto espacial de Santa Maria, nos Açores, com capacidade para microlançadores já a partir de 2026, constitui um passo decisivo na afirmação de Portugal como ‘hub’ europeu na área aeroespacial.

“O dinamismo em torno desta infraestrutura tem impulsionado a instalação de empresas estrangeiras no país. Os Açores acolhem já a britânica Space Forge, que escolheu a região para ser base europeia para atividades de fabrico em órbita, e mais recentemente a neozelandesa Stellar Kinetics, dedicada a soluções inovadoras de propulsão”, refere.

A Agência Espacial Portuguesa é a organização criada pelo Governo português em 2019 para implementar a Estratégia Nacional para o Espaço – Portugal Espaço 2030.

A estrutura portuguesa coordena a participação nacional em várias organizações internacionais como a Agência Espacial Europeia (ESA), o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o SKAO (Square Kilometer Array Observatory) e é ainda a representante de Portugal na Comissão Europeia para assuntos relacionados com o Espaço.

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - setembro 2025
Jornal de Abrantes - setembro 2025
PUB