O Partido Socialista de Abrantes emitiu um comunicado na manhã desta terça-feira, dia 28 de outubro, onde informa que, “na sequência da renúncia de Celeste Simão ao mandato de vereadora, por motivos pessoais, Raquel Olhicas integrará o executivo municipal socialista que tomará posse no próximo dia 3 de novembro, na sessão de instalação dos órgãos autárquicos do concelho”.
Celeste Simão exerceu funções como vereadora na Câmara Municipal de Abrantes entre 2009 e 2025, “período durante o qual se destacou pela dedicação, competência e profundo sentido de serviço público”. A decisão de não assumir o novo mandato foi comunicada antes da instalação dos órgãos autárquicos, “sendo compreendida e respeitada pelo Partido Socialista, que lhe expressa um sincero agradecimento pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo de 16 anos consecutivos ao serviço do concelho”.
Raquel Olhicas, vereadora desde 2021, foi a quinta candidata na lista do Partido Socialista às eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, que confirmaram a renovação da maioria absoluta na Câmara Municipal de Abrantes. Na sequência da decisão de Celeste Simão, Raquel Olhicas manter-se-á no executivo municipal, “dando continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos”.
O presidente reeleito da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, sublinha que “a Celeste deixa um exemplo de competência, dedicação e lealdade ao projeto coletivo que partilhámos, e merece o reconhecimento de todos pelo trabalho desenvolvido. A Raquel é uma autarca exemplar, com profundo sentido de missão e experiência no terreno, que continuará a contribuir com empenho e capacidade para o futuro de Abrantes”.
No comunicado, pode ler-se ainda que “o Partido Socialista de Abrantes renova assim o seu compromisso de estabilidade e continuidade, iniciando um novo mandato com uma equipa coesa, preparada e determinada em prosseguir o caminho de desenvolvimento do concelho”.