A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) conta com um orçamento para 2026 superior a 140 milhões de euros, mais 55,4 milhões de euros em relação ao deste ano, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a CIMAA, entidade formada pelos 15 municípios que compõem o distrito de Portalegre, explica que o orçamento e o plano de ação foram aprovados por unanimidade, na quinta-feira, no decorrer de uma reunião ordinária do Conselho Intermunicipal.
“Um valor que se justifica sobretudo em virtude dos compromissos assumidos no Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, projeto mais estruturante do Alto Alentejo, com uma dotação prevista de 126.391.096,00 euros em 2026”, lê-se no documento.
A CIMAA refere ainda que o orçamento “abrange várias áreas de intervenção”, onde se destaca a implementação da Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes, num investimento superior a 2,2 milhões de euros e a Modernização e Digitalização do Alto Alentejo, com um investimento a rondar os 1,1 milhões de euros.
No documento, a CIMAA revela que efetuou uma candidatura a fundos comunitários, com um valor superior a 381 mil euros para a “Formação e Capacitação da Administração Pública no Alto Alentejo”.
“Um plano de formação para o período de 2025/2028 para um universo de 1.195 trabalhadores, com 58 cursos de formação”, explica.
No setor dos transportes, “avançará a implementação progressiva” do transporte a pedido em todo o território, após a realização “bem-sucedida” de um projeto-piloto no município de Campo Maior.
“A preparação da nova rede de transportes/concessão será a atividade central do próximo ano neste setor, ao mesmo tempo que será efetuado um investimento da melhoria das paragens e abrigos do Alto Alentejo, bem como na comunicação e divulgação do sistema de transportes públicos, abrangente a todos os públicos-alvo”, acrescenta a CIMAA.
Lusa