O Município de Vila Nova da Barquinha apresenta, no próximo domingo, dia 26 de outubro, pelas 15 horas, o concerto do Transmonta Brass, um quinteto de metais que promete encher a Igreja Matriz da Praia do Ribatejo de sonoridades vibrantes e cheias de energia.
Com um nome que evoca a força e a tradição de Trás-os-Montes, o Transmonta Brass “é muito mais do que um grupo musical, é uma verdadeira celebração das raízes culturais da região”. O ensemble reúne cinco talentosos músicos transmontanos: Mário Moreno e Mariana Borges – trompetes; Daniel Pereira – trombone; Bruno Ribeiro – bombardino; Vasco Gonçalves – trompa.
Distinguido pela sua versatilidade e pela capacidade de adaptação a diferentes contextos e públicos, o Transmonta Brass apresenta um repertório que vai dos pasodobles às bandas sonoras, passando por suites, música de rua, jazz e muitos outros estilos.
Com uma presença crescente no panorama musical ibérico, o grupo tem-se destacado em atuações em Portugal e Espanha, nomeadamente no GreenFest 2024 (Braga), Concerto de Celebração de Camões (Chaves), Festival Afinando (Badajoz), Festival da Gata Negra (Moraleja) e Jornadas da Juventude (Verín).
Em 2024, o quinteto venceu a 4.ª edição das Residências Artísticas promovidas pela Orquestra Sem Fronteiras, e em 2025 viu o seu talento novamente reconhecido com a renovação do apoio desta prestigiada instituição.
A atuação em Vila Nova da Barquinha será uma oportunidade para o público descobrir a sonoridade envolvente e o talento excecional deste quinteto, que combina tradição, inovação e uma energia contagiante, elevando a música de câmara portuguesa a novos patamares.
O concerto tem entrada livre. Para informações e reservas, contacte pelo endereço de email reservas@cm-vnbarquinha.pt.