ESPECIAL COVID-19

Constância: Olga Antunes reconduzida no cargo de diretora do Agrupamento de Escolas

2020-10-13

Olga Antunes tomou posse como diretora do Agrupamento de Escolas de Constância.

A cerimónia decorreu esta segunda-feira na Biblioteca Escolar Carlos Cécio, na escola sede, e com presença limitada. No entanto, a cerimónia foi transmitida em direto na página do Facebook do Agrupamento.

A diretora foi homenageada com um vídeo feito pelas crianças e jovens do Agrupamento de Escolas que lhe agradeceram o trabalho dos últimos anos.

Foi com a voz embargada que Olga Antunes agradeceu a todos os que a acompanham neste trabalho, falou “de um ano muito difícil” que terão pela frente mas diz acreditar que trabalha para o sucesso dos seus alunos e que continua a valer a pena.

“É pelos alunos que cá estou. Se não acreditasse que valia a pena, e se não acreditasse que, de alguma forma, posso contribuir para a felicidade e sucesso deles, muito provavelmente já teria deixado o cargo”, confessou a diretora.

Olga Antunes disse ter “uma visão romântica da educação” mas continua a acreditar “que vale a pena, tal como em 1983 quando comecei a trabalhar”.

“De uma forma muito egoísta, fico muito satisfeita quando penso que tenho alguma influência ou algum peso naquilo que são os resultados dos nossos alunos e o percurso que eles conseguem construir”. No entanto, acrescentou a diretora, apesar de os resultados escolares “serem muito importantes”, Olga Antunes diz valorizar muito “que todos os alunos se sintam incluídos. Que todos os alunos que frequentam a escola se sintam bem na escola e lhe deem importância e que a escola, de alguma forma, os ajude no seu percurso”.

Relativamente ao futuro, mais concretamente aos próximos quatro anos do mandato, “são anos de incerteza em que o futuro nunca foi tão incerto como é agora e será muito difícil traçar metas a longo prazo”.

Mas há que continuar a trabalhar pois “os nossos jovens estão cá e eles precisam que nós pensemos a longo prazo”. Para que tal aconteça, Olga Antunes disse ser importante “continuar a trabalhar como uma grande família, para que todos os alunos se sintam incluídos e que sejamos capazes de continuar a organizar-nos enquanto equipas e a pensar o ensino e a educação no nosso concelho como uma meta”.

“Continuo a acreditar que só juntos construímos o futuro”, concluiu a diretora.

Presente na cerimónia de Tomada de Posse esteve a vereadora responsável pelo pelouro da Educação na Câmara de Constância. Filipa Montalvo parabenizou a diretora do Agrupamento de Escolas de Constância pela “merecida recondução” no cargo e destacou a “dedicação, espírito de missão e até de sacrifício com que tem vindo a desempenhar as suas funções até à presente data”.

Para a vereadora, Olga Antunes é “a pessoa certa para que continuemos a ser um concelho rico, sendo a educação o alicerce de crescimento individual e coletivo. A pedra basilar para uma comunidade igualitária, estruturada, justa e equilibrada”.

“O cargo que ocupa acarreta extrema responsabilidade mas, como já deu provas variadíssimas vezes, não podia estar mais à altura pelo empenho e amor que coloca em tudo o que faz. Por traçar sempre como prioridade máxima o bem-estar das nossas crianças e jovens, pela sensatez e tranquilidade que a caracterizam”, atestou Filipa Montalvo. A vereadora confessou ainda ter “profunda admiração” por Olga Antunes “pelo seu percurso, pela mulher forte e íntegra que demonstrou sempre ser. Pela forma como gere a adversidade – agora mais do que nunca – e pela forma como, abnegadamente, se chega a esquecer de si e da vida pessoal em detrimento dos outros. Obrigada pelo exemplo”.

A tomada de posse da recondução da diretora do Agrupamento de Escolas de Constância deu início aos últimos quatro anos de mandato de Olga Antunes pois, por lei, não poderá vir a ser reconduzida.

2020-10-13