A Escola Básica António Torrado, em Abrantes, inaugurou esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, dois Quadros de Comunicação Aumentativa, nos dois pátios de recreio da Escola. Ou seja, são dois painéis onde constam atividades, necessidades ou sentimentos e que os alunos com dificuldades de comunicação aprenderam a usar para indicar o que sentem ou o que querem fazer. É um projeto pioneiro a nível nacional e, segundo a Escola, este projeto “representa um marco de grande relevância para a comunidade escolar, constituindo uma ferramenta essencial para a inclusão e comunicação de crianças não verbais, permitindo-lhes expressar-se através de símbolos visuais e promovendo a participação plena na vida escolar”.
A educadora Vera Ragageles, responsável pela sala da unidade, ou seja, pelos alunos com necessidades especiais, foi quem deu o pontapé de partida na inauguração dos quadros, cuja interpretação explicou na presença de toda a comunidade escolar.
“É com enorme satisfação que estamos aqui hoje para inaugurar este posto de comunicação exterior que utiliza o sistema pictograma para a comunicação. Acho que é um projeto inovador no nosso concelho e também, não sei se não poderemos dizer, a nível nacional”, começou por dizer a educadora. Vera Ragageles deixou o agradecimento à Associação de Pais “por ter abraçado esta ideia e por ter feito cumprir o nosso desejo, que há muito queríamos, de ter um sistema de comunicação para o exterior, para os meninos não verbais. Portanto, (...) dar os parabéns à Associação de Pais, mas a toda a comunidade que esteve empenhada neste projeto e que tudo tem feito para incluir os nossos meninos”.
A educadora adiantou ainda que “a António Torrado é uma escola especial que acolhe meninos com necessidades educativas, temos imensos, mas, do nosso profundo ser, um muito obrigada a todos os que colaboraram com este projeto e com outros que estão a acontecer, para que a inclusão seja algo cada vez mais próximo e cada vez mais real”.

Nuno Damas, presidente da Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola António Torrado, entidade responsável pela implementação dos quadros de comunicação aumentativa, falou da necessidade sentida por parte da comunidade escolar na ajuda aos alunos não verbais.
“A necessidade que nós sentimos, foi em conjunto com a própria escola e com as professoras do ensino especial, visto que temos crianças não verbais e que dificilmente se conseguem expressar. A comunicação nem sempre é a melhor, muitas vezes não conseguimos, e as professoras explicaram-nos os quadros de comunicação aumentativa que seria uma mais-valia para a escola, nos recreios”.
Quanto ao investimento feito, sem ter sido de grande monta, contou com parceiros. Nuno Damas referiu “o Município de Abrantes, a empresa AMS, que fez a impressão dos quadros e a empresa Bigmat, que forneceu o equipamento para a colocação dos quadros no chão”.
Na Escola Básica António Torrado existe a Sala da Unidade, “onde estão as crianças com necessidades educativas especiais” e, atualmente, o estabelecimento escolar conta com quatro a cinco crianças não verbais, “não só de primeiro ciclo, mas também no pré-escolar”.
Este projeto da Associação de Pais “é mesmo um conjunto” pois “a escola é um todo e não só a associação”. Disse Nuno Damas que, entre todos, “chegou-se à conclusão que seria o melhor”.
Durante a inauguração dos quadros, vimos crianças a fazer uso deles, o que “facilita imenso” o trabalho das educadoras e das auxiliares, “porque se uma criança que queira ir à casa de banho e que seja não verbal, que tenha fralda, por exemplo, e nós não conseguirmos ter a perceção, o que acontece algumas vezes, estes quadros são magníficos para isso”.
As crianças tiveram uma fácil aceitação da comunicação através dos quadros de comunicação até porque, como explicou o presidente da Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação, “eles em sala também já fazem muito neste contexto”.
Para Raquel Olhicas, vereadora com o pelouro da Educação na Câmara de Abrantes, este é um projeto que se poderá estender a outras escolas do concelho pois, como confirmou, há em Abrantes muitos alunos não verbais, a quem este tipo de comunicação irá facilitar o dia a dia.
“Concretamente, nós queremos que as nossas crianças com o diagnóstico do espectro do autismo, tenham possibilidade de comunicar melhor com quem está com elas. Nós sabemos que eles, a nível visual, conseguem aderir a muitos estímulos e, portanto, esta é uma maneira muito eficaz. Como há pouco a coordenadora referiu, é talvez um dos projetos pioneiros a nível nacional e eu congratulo-me por ser aqui em Abrantes e na Escola António Torrado”, referiu a vereadora.
Raquel Olhicas também falou do facto de ter visto “os meninos chegaram aqui ao quadro aumentativo, eles são não verbais, e apontaram e disseram o que queriam fazer, nomeadamente correr, jogar à bola... e quem está do outro lado consegue perceber rapidamente o sentir destas crianças e o que eles pretendem fazer. Portanto, seria importante divulgarmos estes quadros para outras escolas do nosso concelho, que é isso que nós conversámos também com o presidente da Associação”.
Questionada se este projeto pode mesmo vir a estender-se a outras escolas do concelho, a responsável afirmou que sim, “em princípio, podemos eventualmente estender, tendo em conta a pertinência que é para as nossas crianças. Para nós hoje, Câmara Municipal, é um momento importantíssimo, estamos a comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e esta é uma excelente oportunidade para demonstrarmos às outras pessoas que há igualdade na diferença. Tudo depende do que nós observamos, depende da maneira como escolhemos ver. Aparentemente, podemos ter uma diferença, mas escolhemos ver de outra forma, tornámo-la como igual e é isso que nós temos de passar para a comunidade e para a sociedade e para todos quantos queiram associar-se ao movimento da inclusão destas crianças na nossa sociedade”.
Raquel Olhicas confirmou que, no concelho, “temos um número significativo de alunos não verbais que têm muita dificuldade de comunicar. Uma das características do espectro do autismo é precisamente este. Nós às vezes comunicamos com eles através de gestos, comunicação não verbal lá está, mas o estímulo visual é fundamental para o desenvolvimento dele, não só a nível da sociedade, social, mas também a nível cognitivo. Portanto pensamos que estes quadros vão promover para que haja uma menor dependência das nossas próprias crianças”.
As imagens presentes nos quadros são “muito simples de perceber, são bonecos, no fundo, muito ligeiros, pouco elaborados e eles têm essa perceção mental e comunicam connosco através do apontar do dedo. Aqueles que conseguem escrever também têm a possibilidade de escreverem algumas mensagens ali no quadro. Com uma caneta especial, com um apagador especial, portanto vão deixando ali as suas mensagens, o que é ótimo”.
“Estamos todos de parabéns”, concluiu a vereadora que ainda acrescentou que “o presidente da Associação de Pais, juntamente com a Câmara, com a senhora Diretora do Agrupamento de Escolas N.º2, estamos de facto todos de parabéns e será um momento memorável no dia de hoje, 3 de dezembro”.
Projeto pioneiro na Escola António Torrado que tem agora dois quadros de comunicação aumentativa que facilita a compreensão dos alunos não verbais.
Tratou-se de uma iniciativa “construída com envolvimento e espírito de colaboração entre diversas entidades que se uniram em torno desta ferramenta essencial para a inclusão”.

Fotos: Município de Abrantes