Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Educação: ExplicaMisto arranca com candidaturas para apoio escolar a alunos com carências financeiras

2/10/2023 às 16:28
Foto de Sarah Pflug

A Associação de Solidariedade Social “ExplicaMisto” vai abrir candidaturas para explicadores e explicandos. As inscrições estão abertas entre 10 e 31 de outubro e podem ser efetuadas através do site oficial.

Os voluntários que queiram participar enquanto explicadores devem ser estudantes do ensino superior, indicando na inscrição que disciplinas desejam explicar. Os alunos do ensino secundário recebem apoio extracurricular gratuito a duas unidades curriculares.

O processo será realizado no site do ExplicaMisto, onde explicadores e explicandos com disponibilidade nas mesmas disciplinas são postos em contacto. A partir daí, as explicações decorrem semanalmente e em formato digital, numa plataforma (como Zoom, Google Meets, Teams, entre outros) acordada previamente entre o Explicador e o Explicando. Caso ambos se queiram encontrar fisicamente, podem fazê-lo, mas não é da responsabilidade do ExplicaMisto. “Sugerimos sempre um espaço público e uma autorização prévia do Encarregado de Educação”, esclarece o ExplicaMisto.

Ao longo do ano serão fornecidos workshops de formação e apoio para quem ensina e quem aprende, com tópicos voltados para o crescimento dos participantes dentro e fora do espaço académico.

No final do ano letivo passado, os explicandos responderam a um questionário sobre o impacto das explicações. A amostra retirada revelou que 88% melhoraram as notas e 80% sentem mais motivação para estudar devido à ajuda dos explicadores.

O ExplicaMisto é uma associação que fornece apoio escolar a alunos do ensino secundário com carências financeiras. Surgiu no contexto da crise financeira de 2012, às mãos de João Molina, como um projeto entre 6 amigos que voluntariamente davam explicações no Lumiar. Esta tem vindo a crescer e, no ano letivo passado, inscreveram-se 153 explicadores e 142 explicandos.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
Jornal de Abrantes - fevereiro 2024
PUB