Se ainda está a sair das festas natalícias e de entrada no novo ano e não olhou para os meses de 2026, saiba que pode planear o ano com fins de semana prolongados e várias pontes.
O Ano Novo, feriado e Dia Mundial da Paz, começou a uma quinta, com muitos municípios e empresas a “oferecer” o dia 2, sexta-feira, como ponte, a primeira do ano para começar, quem pôde, com uns diazinhos a mais.
Em janeiro é o que há. Já o fevereiro traz no dia 17 o Entrudo ou Carnaval. Não sendo um feriado em Portugal é habitual o governo e o poder local, e algumas empresas, darem o dia como ponte.
Março é um mês todo corrido, sem paragens, mas já o abril vem com uma mão-cheia de paragens.
O terceiro feriado do ano, pode dizer-se assim, tem a celebração da Sexta-feira Santa a três de abril, assinalando-se do domingo, dia 5, o feriado da Páscoa.
Este ano a Páscoa acontece muito cedo, pois a primeira Lua Cheia de primavera
É a 2 de abril. Ora como a Páscoa acontece sempre no primeiro domingo após a primeira Lua Cheia da primavera, é logo no dia 5.
20 dias depois chega o Dia da Liberdade que, em 2026, é um sábado.
Maio tem apenas uma paragem, e a uma sexta-feira. O 1.º de Maio, Dia do Trabalhador.
Junho, o mês de chegada do verão tem uma paragem religiosa a 4 de junho, dia de Corpo de Deus, a uma quinta-feira. O 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é a meio da semana, a uma quarta-feira.
Os santos populares têm muitos feriados municipais por esse país fora. O 13 de junho, dia de Santo António, assinala-se num sábado, o S. João nas cidades (24 junho) é numa quarta-feira e o S. Pedro (29 junho) é numa segunda-feira.
Nota para Abrantes, tem o feriado municipal a 14 de junho, sendo este ano a um domingo.
Em agosto, a meio, temos no dia 15, um sábado, o único feriado de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora.
Setembro não tem paragens e outubro tem um fim de semana prolongado, pois o 5 de outubro, data comemorativa do Dia da Implantação da República, é a uma segunda-feira.
Em novembro, o Dia de Todos os Santos é, este ano, a um domingo, no dia 1.
Já o dezembro traz três fins de semana prolongados ou quatro se já juntarmos o ano novo de 2027. Assim o 1 de dezembro, dia da Restauração da Independência é uma terça-feira, tal como o 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição.
O dia de Natal de 2026, último feriado do ano é a uma sexta-feira, tal como o primeiro feriado de 2027.
Na região, se Abrantes tem o feriado a 14 de junho, um domingo, Constância e Mação celebram os respetivos feriados municipais na segunda-feira de Pascoela, a 6 de abril.
A quinta-feira da Ascensão ou Dia da Espiga, este ano a 14 de maio, tem feriados municipais em Alcanena, Torres Novas, Golegã e na Chamusca, possibilitando, por isso pontes nestes concelhos.
Vila de Rei comemora o seu feriado a 19 de setembro, este ano será num sábado, enquanto Sardoal, a 22 de setembro, tem o seu feriado a uma terça-feira.