ESPECIAL COVID-19

Mação assinalou Dia Europeu da Arte Rupestre

2020-10-12

A comemoração do Dia Europeu de Arte Rupestre decorreu no na sexta-feira, 9 de outubro, com o lema "Património e Educação em Mação".

Este ano as atividades não tiveram a participação e amplitude normal tendo decorrido em espaço separados e atividades mais concentradas.

No ano passado uma das atividades do Dia foi um concurso de frases criativas sobre Arte Rupestre, nas escolas. Desta vez, foi feita a entrega da “Mini Livraria de Arte Rupestre” ao vencedor da frase do desafio do ano anterior, no Agrupamento de Escolas Verde Horizonte. A vencedora foi Camila Lourenço.

Foi também feita a entrega de uma “Mini Livraria de Arte Rupestre” à Biblioteca do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, para que todos a possam conhecer.

Foi ainda apresentado o vídeo promocional do Dia Europeu de Arte Rupestre, realizado através da experiência de visita noturna ao vale do Ocreza por um grupo de jovens investigadores. Este vídeo foi apresentado no âmbito do projeto escolar "10 minutos de leitura" durante o qual os alunos não leram mas assistiram ao vídeo.

Após o visionamento do vídeo, os alunos foram desafiados a apresentar uma pequena obra de desenho, pintura ou escrita, sobre o tema, tal como no ano passado. O prémio será uma mini biblioteca de Arte Rupestre, a ser entregue em 2021, novamente no dia 9 de outubro.

Relembramos que o Município de Mação é co-fundador da rede CARP- “Caminhos da Arte Rupestre da Europa” e membro da Rede UNESCO de Cidades da Aprendizagem.

 

2020-10-12