Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Mau tempo: Proteção civil registou 150 ocorrências até às 07:00. Abrantes tinha mais de 20 ocorrências às 09:30

5/11/2025 às 09:22
Imagem registada esta manhã

 A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 150 ocorrências entre as 00:00 e as 07:00 de hoje relacionadas com a chuva e vento fortes, disse à Lusa Rui Oliveira.

De acordo com Rui Oliveira da ANEPC, das 150 ocorrências, 91 foram inundações, 42 corresponderam a quedas de árvore e as restantes quedas de estruturas e pequenos deslizamentos de terras, sobretudo na sub-região de Lisboa.

Portugal continental está a ser afetado por uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, provocando chuva, trovoadas e vento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Na sub-região de Lisboa foram registadas 65 ocorrências, em Setúbal 18 e no Oeste 12 e as restantes espalhadas por outras regiões do continente, mas nada de grave”, indicou.

Na últimas 24 horas o IPMA registou mais de 30 mil descargas elétricas, positivas e negativas, no território nacional. Descargas das nuvens para o solo ou entre nuvens.

IPMA 06:18. Primeira vaga de descargas elétricas 

Imagem registada às 09:15 na plataforma Windy. Segunda vaga de descargas elétricas

 

 

De acordo com dados da Meteoabrantes, às 09:30, a pluviosidade horária era de 23.8 mm/h. A pluviosidade total a esta hora estava nos vai nos 39.0 mm, ou seja, 39 litros por metro quadrado.

 

Esta intensidade é o que provoca as inundações rápidas e nalguns casos enxurrada em ribeiras.

 

O Médio Tejo tem nesta manhã registo de diversas ocorrências com a inundação de espaços públicos ou infraestruturas a dominar.

 

Abrantes estava com cerca de 20 pedidos de apoio às 9:50.

 

Registos para dois muros caídos em Mouriscas, um na Estrada Nacional 3, e outro na Nacional 358, que liga Mouriscas a Sardoal. A GNR já está no local.

 

Uma mulher ficou fechada num automóvel em Rossio ao Sul do Tejo e teve de ser retirada pelos bombeiros. Na zona próxima à Unidade de Saúde Familiar Beira Tejo.

 

António Manuel de Jesus, comandante Bombeiros Abrantes, indicou ainda várias inundações em casas e numa pastelaria. Indicou que são caves na maior parte dos casos, muitos registados na área urbana.

 

Depois indicou ainda os casos habituais das estradas que ficam inundadas, como a Nacional 2, na zona de Alferrarede.

 

Muitos utilizadores das redes sociais dão conta das situações que vão encontrando na estrada. 

O IPMA prevê para hoje chuva que será “por vezes forte e acompanhada de trovoada”, em especial durante a passagem da frente e até ao final da manhã, motivo pelo qual foi emitido aviso laranja para chuva e aviso amarelo para trovoada (que terminam às 09:00 e em alguns distritos às 12:00).

“Gradualmente, a partir da tarde, com o pós-frontal, espera-se que a chuva, já em regime de aguaceiros, continue a afetar todo o território, embora com maior intensidade e frequência no litoral das regiões norte e centro. Neste período, ainda continuam a existir condições para ocorrência de trovoada e os aguaceiros poderão ser de granizo, sobretudo nas regiões referidas”, indica o IPMA num comunicado.

O vento prevê-se que sopre “forte com rajadas” entre a tarde de hoje e o início da manhã de quinta-feira.

Durante a passagem da frente fria, as rajadas poderão atingir 80 quilómetros por hora no litoral e 110 quilómetros por hora nas terras altas das regiões norte e centro, estando em vigor aviso amarelo de vento para estas zonas.

O IPMA prevê ainda aumento da agitação marítima na costa ocidental, com ondas do quadrante oeste de quatro a cinco metros, podendo temporariamente atingirem entre os cinco a seis metros entre a noite de hoje e a madrugada de quinta-feira.

c/Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
Palavras chave:
Mau tempo ANEPC
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - outubro 2025
Jornal de Abrantes - outubro 2025
PUB