Antena Livre
Deseja receber notificações?

Incêndios, Risco incêndio: Quase todo o Algarve e o interior norte e centro sob perigo máximo de incêndio

28/07/2025 às 10:48

Quase todos os concelhos no interior norte e centro e sete concelhos no distrito de Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No norte e centro de Portugal continental, estão em risco máximo de incêndio todos os concelhos dos distritos de Bragança e Guarda, a maioria dos concelhos de Castelo Branco e ainda em Coimbra, Santarém e Portalegre.

Neste nível de risco mais elevado estão os concelhos de Abrantes, Barquinha, Chamusca, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal e Tomar, no distrito de Santarém. Nisa e Gavião, do distrito de Portalegre, e ainda Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, estão igualmente no nível de risco máximo.

No distrito de Faro, os concelhos de Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira estão sob risco máximo de incêndio.

Em todo o território continental, só o concelho de Esposende (Braga) não apresenta risco de incêndio.

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado nos próximos dias nestas mesmas regiões do interior norte e centro e no Algarve.

Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje, o IPMA prevê céu geralmente ou pouco nublado em todo o continente, vento mais intenso na faixa costeira e nas terras altas, em especial durante a tarde.

Com exceção de Lisboa, Leiria e Aveiro, Portugal continental está sob aviso amarelo. Nos arquipélagos, também está sob aviso amarelo a maioria do território das ilhas da Madeira e Porto Santo.

 C/ Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - julho 2025
Jornal de Abrantes - julho 2025
PUB