A empresa intermunicipal Tejo Ambiente vai iniciar a substituição de 1.500 contadores de água — 1.000 em Mação e 500 em Sardoal — num investimento total de 141.729 euros, com um prazo de execução de 90 dias.
A instalação de novos contadores ultrassónicos com tecnologia de telemetria “representa um avanço significativo na modernização e digitalização dos serviços de abastecimento de água”. Com esta tecnologia, segundo a empresa, “passa a ser possível realizar a leitura remota e automática dos consumos, permitindo maior precisão, rapidez na deteção de anomalias e melhor gestão dos recursos hídricos”.
A Tejo Ambiente informa, contudo, que a ativação da telemetria não é imediata após a instalação dos equipamentos. Até confirmação da sua entrada em funcionamento, os clientes devem continuar a comunicar as leituras pelos meios habituais. Quando o sistema estiver ativo, a informação passará a constar na fatura com a designação “telemetria”.
Durante a execução dos trabalhos, a Tejo Ambiente alerta de que “poderão ocorrer pequenas perturbações temporárias no abastecimento de água”.
“Com este investimento, a Tejo Ambiente continua a apostar na modernização das infraestruturas e na melhoria contínua da qualidade dos serviços, em linha com os objetivos de eficiência e sustentabilidade que orientam a sua atuação”, avança a empresa em nota de imprensa.